Programa de Professor Sênior

Aposentadoria Voluntária e Compulsória

Ver Resolução nº 6073 de 1 de março de 2012.

O docente deverá apresentar a solicitação, seguindo os critérios abaixo deliberados pela Congregação da FAUUSP, em sessão de 28.05.2013, ao Departamento ao qual está vinculado. O Departamento deverá submeter à solicitação ao Conselho e, caso seja aprovada, toda a documentação deverá ser encaminhada à direção da Unidade.

A solicitação será apreciada pela Congregação e após aprovação, será confeccionado, pela Assistência Acadêmica, o “Termo de Colaboração”anexado em processo USP – assunto: Programa de Professor Sênior, em nome do interessado,que deverá ser assinado pelas partes (Diretor e interessado).

Critérios

1.     O Plano de Atividades a ser apresentado contemple pelo menos duas atividades, a saber: de ensino e de pesquisa ou de extensão (artigo 4 item da Resolução) e:
a.     Que para além do Plano de Atividades e do Currículo Lattes devidamente atualizado, seja considerado na análise da primeira concessão, a produção acadêmica regular do docente nos últimos cinco anos, expressa, fundamentalmente, por sua produção bibliográfica, participação em eventos e projetos de pesquisa e extensão;
b.     Plano de Atividades deve conter: 1.Descrição das Atividades a serem desenvolvidas; 2.Justificativa; 3.Relacão das atividades a serem desenvolvidas com as atividades anteriores do docente; 4.Objetivos; 5.Resultados esperados e 6.Cronograma.

2.     Para as atividades de Ensino:
a.     Na Pós-graduação, vigem as regras do programa atual, vide site: http://www.fau.usp.br/pos-graduacao-2/apresentacao/.
b.     Na Graduação, o docente não poderá ser responsável por turma de disciplina obrigatória, mas poderá ministrar aulas a convite dos docentes responsáveis destas disciplinas e ser responsável por disciplinas optativas em sua área de especialidade.

3.     Para as atividades de Pesquisa e/ou Extensão:
a.     O professor deverá se comprometer a apresentar ao final dos dois anos, como parte do resultado das propostas do Plano de Atividades, a produção científica, tecnológica e artística.
b.     A referida produção é condição para avaliação da renovação de solicitação para atuação como Professor Sênior, mediante apresentação de um novo Plano de Atividades.     

Importante

O docente aposentado que solicitar renovação, caso haja interesse das partes (departamento e interessado) segue o mesmo trâmite da solicitação inicial.
Programa de Professor Sênior
Resolução nº 6073 de 1 de março de 2012