Texto Introdutório

Informações

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo comunica a abertura das inscrições para o processo de seleção de candidatos para o Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo 2015/2016 : Planejamento e Gestão Urbana.

Concebida no âmbito das politicas de cultura e extensão da USP, a Residência constitui uma educação continuada ao Curso de Graduação.

Esse programa desenvolvido sob a forma de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo – SMDU-PMSP terá como trabalho prático a participação no desenvolvimento dos Planos Regionais das Sub Prefeituras da Cidade de São Paulo

Poderá se candidatar à Residência em Planejamento e Gestão Urbana o diplomado em Arquitetura e Urbanismo por curso superior reconhecido pelo MEC, com colação de grau efetuada entre 01 de agosto de 2010 e 25 de setembro de 2015.

O Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo 2015/2016 : Planejamento e Gestão Urbana, oferece o total de 32 (trinta e duas) vagas. Compreende doze meses de atividades teóricas e praticas, em regime de dedicação exclusiva e trinta dias de ferias O Programa de Residência será realizado no horário das 8 as 18 horas, cinco dias da semana, num total de 1920 horas, exigida presença de no mínimo 85%.

Do total de horas, 480 horas serão desenvolvidas na FAU USP com aulas expositivas, atividades nos laboratórios didáticos, supervisão das práticas de pesquisa desenvolvidas e orientação de trabalho final de conclusão do curso. O conjunto de atividades práticas, somando 1440 horas, será realizado nas Sub Prefeituras e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano sob a supervisão de servidores indicados pela SMDU-PMSP. Eventualmente será programada a participação em reuniões no período noturno e ou no final de semana

As atividades do Programa de Residência terão início no dia 03 de novembro., Estão previstos dois períodos de férias de 19 de dezembro e 03 de janeiro e de 16 e 30 de julho

As Atividades do Programa de Residênciase desenvolvem em 3 Módulos, com conteúdo teórico e prático:
As Atividades Teóricas, desenvolvidas na FAUUSP são assim distribuídas:
Módulos 1 e 2:
– Atividades Teóricas de ensino e pesquisa em disciplinas coordenadas por um docente da FAUUSP, que se responsabilizará por temas específicos, incluindo a organização da participação de demais docentes da FAUUSP e de convidados eventuais e pela supervisão das práticas desenvolvidas;
– Seminários de orientação, integração e acompanhamento
Módulo 3:
– Elaboração de um projeto final específico de cada aluno
– Seminários de orientação, integração e acompanhamento

Disciplinas:
Processos, Planos e projetos urbanísticos de São Paulo. (Coord. Profa Dra Maria Cristina da Silva Leme)
Processos e métodos de planejamento e gestão urbana. (Coord. Prof Dr Eduardo Cucce Nobre)
Gestão local e Qualificação urbana (Cord. Profa Dra Maria Lucia Refinetti Martins)
Contratos e gestão pública (Coord. Profa Dra Luciana Royer)
O Estado e a esfera pública (Coord. Prof Dr João Sette Whitacker Ferreira)

As Atividades Práticas, serão desenvolvidas sob a coordenação da SMDU – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano contemplam a produção de subsídios à elaboração dos Planos Regionais para as Subprefeituras do Município de São Paulo. Os residentes serão alocados nas subprefeituras no início do programa.

De modo correspondente aos módulos teóricos, o trabalho prático compreende o seguinte: O módulo 1 compreende uma rodada de problematização e uma de elaboração de alternativas propositivas. O módulo 2 compreende uma rodada de aperfeiçoamento e dinâmicas participativas e uma rodada de detalhamento, tendo como referencia a Conferência da Cidade em maio. O módulo 3 será dedicado ao desenvolvimento de projetos.

Serão concedidas bolsas, para todos os residentes, no valor de R$1500,00( hum mil e quinhentos reais)

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de setembro, presencialmente ou por portador, na Secretaria do da Comissão de Cultura e Extensão da FAU USP no horário 9h às 12h e das 13h às 15h30. O processo seletivo será composto de prova escrita e arguição do curriculum. A taxa de inscrição é de R$100,00.