AUP 272: Organização
  urbana e planejamento

    Indice
èPrograma
    Bibliografia
    Calendário
    Visitas a campo

    Quadro de avisos
    Trabalhos de alunos

    Base de informações
 

 Criado:
  CD, 2000.8.12
 Atualizado:
      2014.10.31

AUP 272: Organização urbana e
planejamento
.

2014 2º semestre
FAUUSP/ Departamento de projeto
Grupo de Disciplinas de Planejamento
..Andreína Nigriello.| Beatriz Rufino | Karina Leitão
  
Klara Mori | Nuno Fonseca
  Professor convidado Csaba Deák

1 OBJETIVO


A disciplina AUP 0272 objetiva exercitar os alunos na análise e interpretação das principais características do processo de produção do espaço. São apresentados os elementos do planejamento do desenvolvimento e espaço nacionais, assim como as características peculiares da sociedade brasileira que os determinam. O âmbito nacional é ao qual desemboca, em última análise, todo planejamento desde que o desenvolvimento capitalista implica na formação do mercado unificado e seu espaço, abarcando todo o território nacional. A disciplina adota a Região Metropolitana de São Paulo como área de intervenção do trabalho prático.


2 MÉTODO


O processo de planejamento nacional é abordado pelo exame da estruturação do espaço nacional e dos planos históricos, à luz de seu contexto no estágio de desenvolvimento brasileiro e sua crítica considerando objetivos declarados, efetivos e o empenho de recursos utilizados. A interpretação do processo de planejamento apoia-se na explicitação das mediações entre a ação do Estado e os processos individuais de produção participantes da produção social.

A disciplina elege a Região Metropolitana de São Paulo como área de intervenção visando potencializar a experiência de vida dos alunos para transformá-la em conhecimento formalizado do processo de produção e estruturação do espaço. Sem abdicar de abarcar a totalidade desse processo, o curso resolve a dificuldade inerente de compreensão dessa última orientando os alunos à abordagem de aspectos concretos e específicos (abordagem setorial) do processo. As atividades didáticas incluem aulas expositivas, visitas a campo e acompanhamento de trabalhos práticos, individuais e de equipe, em ateliê.


3 CONTEÚDO


Características do processo de reprodução da sociedade brasileira. Capitalismo, sociedade burguesa e sociedade de elite. Dialética do Estado e do mercado na regulação capitalista. Formação do mercado unificado no território nacional. Estágios de desenvolvimento e periodização do capitalismo e da sociedade brasileira. Sociedade de elite e acumulação entravada: instrumentos de reprodução. A crise da exaustão do estágio extensivo no Brasil. Histórico do planejamento no Brasil. Políticas econômicas não-explícitas. Regiões versus diferenciação do espaço. Neoliberalismo no Brasil. Correntes contemporâneas de política e retórica.


A disciplina AUP 0272 objetiva exercitar os alunos na análise e interpretação das principais características do processo de produção do espaço urbano. São apontadas as forças interagentes naquele processo, como decorrentes da natureza específica da sociedade brasileira em seu estágio atual de desenvolvimento.


4 TRABALHOS PRÁTICOS E AVALIAÇÃO


a) Trabalho individual – monografia sobre um tema ligado à formação / estruturação do espaço nacional à escolha do aluno e aprovado por um professor. Texto da ordem de 4 a 8 páginas incluindo ilustrações. Entrega em cópia em papel e arquivo digital com pelo menos uma versão sem exceder 5Mb. Data de entrega final de acordo com o calendário da disciplina.

b) Trabalho em equipe – trabalho propositivo sobre um tema ligado à estruturação do espaço da Metrópole de São Paulo à escolha da equipe e homologado por um professor, visando além de análise/ interpretação, proposta de intervenção. O trabalho prático TP tem quatro etapas:

i) Formação das equipes e definição dos temas – Deverão ser formadas equipes de até 6 membros. Data para a entrega da composição das equipes e para a definição dos temas de acordo com o calendário da disciplina.

ii) Etapa preliminar – Desenvolvimento do tema e sua caracterização sucinta enquanto processo urbano concreto; definição preliminar do escopo da intervenção e do método de trabalho. Data de apresentação do 1º Seminário segundo calendário da disciplina e agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iii) Etapa de desenvolvimento – Desenvolvimento da proposta de intervenção e a avaliação das condições de sua implantação. A proposta poderá se situar em qualquer ponto entre utopia pura ou conservadorismo total, desde que fique expressa a consciência da proposta quanto à distância entre ela e a manutenção do “status quo”. Data de apresentação do 2º Seminário segundo calendário da disciplina e agenda a ser fixada para a ordem das equipes.

iv) Produto final – Entrega final do trabalho, apresentado em  relatório encadernado em formato A3 ou A4, assim como em formato digital, com pelo menos uma versão sem exceder 5Mb. Data de entrega final de acordo com o calendário da disciplina.

c) A nota final de aproveitamento será a média das notas da monografia, e da etapa preliminar, da etapa de desenvolvimento e do produto final do trabalho prático, ponderadas segundo os pesos 5, 1, 2 e 2, respectivamente.


A DISCIPLINA NÃO PREVÊ RECUPERAÇÃO DE ALUNOS REPROVADOS.



Bibliografia.5 Bibliografia
Bibliografia
.6 Calendário


Bibliografia.Topo