PAISAGENS EM DEBATE   editorial    equipe     normas     modelos    contato 

 

A proposta da revista PAISAGENS EM DEBATE é constituir um canal de colaboração interdisciplinar para divulgar artigos abordando questões e temáticas referentes a paisagem e ambiente produzidos por pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento com interfaces nas questões da paisagem. Pretende ser um instrumento para subsidiar atividades didáticas e de pesquisa e sobretudo para tornar mais conhecidos os trabalhos e estudos técnicos e científicos, contribuindo para o debate do estado atual do conhecimento sobre as paisagens, conceitos e métodos de projeto e planejamento, das relações entre arte, paisagem e história.

A revista PAISAGENS EM DEBATE dá continuidade e aprofunda a proposta da revista eletrônica Paisagens lançada em 2003, republicando seus números de 2003 e 2004, em função de uma mudança de nome devido à existência de periódico com a mesma designação. Além de artigos publicados enviados por profissionais e estudantes com ou sem vínculo com a Universidade de Sâo Paulo, a revista publica Anais de Eventos da Área, a produção acadêmica docente e discente e de Grupos e Laboratórios de Pesquisa da Área Paisagem e Ambiente, em nível nacional. A revista promove ainda o debate de seus conteúdos temáticos e dos artigos enviados, desejando uma interface participativa com seus leitores.

A númeração da PAISAGENS EM DEBATE é prevista para uma periodicidade anual. Entretanto, a proposta de edição da revista procura incorporar o reconhecimento da especificidade do ambiente virtual e da agilidade de circulação de informações na rede. Ao contrário de uma revista impressa, presa a um trabalho final que se consolida na edição do volume, a informação digital permite sua atualização e aprimoramento a qualquer momento. Desta forma os números da revista serão construídos em processo contínuo de atualização e (re)organização das matérias, em permanente mudança e atualização. Tal fato permitirá uma agilidade mais compatível com a internet na disponibilização das matérias aprovadas na revista. Permitirá igualmente uma edição simultânea de números especiais, e a revisão do conteúdo disponibilizado.

Os artigos publicados em PAISAGENS EM DEBATE não refletem opinião ou concordância dos professores da FAU nem da equipe editorial da revista, sendo o conteúdo, a veracidade e a responsabilidade autoral dos artigos de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.

A revista digital PAISAGENS EM DEBATE é um projeto institucional sob responsabilidade do Grupo de Disciplinas e Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e de Laboratórios e Grupos de Pesquisa a ela relacionados.

A equipe está formada pela:

Comissão Editorial: responsável por propor e implementar a linha editorial da revista, por sua edição e divulgação. Esta Comissão convocará reuniões periódicas dos Conselhos da Revista, visando discutir os rumos implementados e buscar novas contribuições.

Conselho Editorial: equipe de pareceristas, responsável pela indicação ou não para publicação nas edições da revista dos artigos apresentados para publicação livremente por quaisquer autores, assessorando a Comissão Editorial na composição dos conteúdos de cada edição. Sempre que a Comissão Editorial julgar pertinente, toda a equipe é convidada a se manifestar sobre os artigos, num prazo estabelecido.

 

Estamos abertos a contribuições que visem o aprimoramento das propostas aqui apresentadas.