Planejamento comercial urbano: estudo do alcance e limites de intervenções urbanas em áreas de comércio tradicional no Brasil, pós década de 80

Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues
Pesquisa de Doutorado

O projeto de pesquisa em andamento pretende analisar os projetos de intervenção urbana em áreas comerciais tradicionais (prioritariamente ruas e setores comerciais) nas cidades brasileiras pós década de 80, fomentando o debate (quase inexistente) nesse campo de conhecimento no Brasil. Tem como objetivos fornecer subsídios às políticas urbanas, a partir da avaliação das práticas internacionais e nacionais na área de planejamento comercial. A ênfase da análise estará centrada na verificação do alcance e limites dos projetos que priorizam a abordagem física (streetscape improvements), usado como estratégia inicial - única ou principal - quanto à dinamização da atividade comercial e de serviços. Para tanto, várias serão as frentes de investigação: o estudo da lógica do comércio e sua relação com o espaço urbano, fundamental para embasar as análises; o estudo das políticas urbanas internacionais implantadas em áreas de comércio e serviços, seus resultados, e o questionamento da adequação de um modelo semelhante para o contexto brasileiro; as intervenções urbanas realizadas em ruas e/ou setores comerciais no Brasil, nos últimos vinte anos; e, por fim, a base legal e as condições para implantação, de políticas publicas para o setor de comércio e serviços.