Cor e Cidade

Objetivos:

Ampliar o estudo dos fenômenos cromáticos tendo como pano de fundo o estudo da cidade. O curso tem como objetivo incentivar o aluno a realizar uma pesquisa de campo, baseada nos elementos fornecidos em aulas teóricas. A disciplina preve a participação de um professor e alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP visando a interação entre os cursos.

Justificativa:

A disciplina se apresenta como continuidade de um processo iniciado no segundo semestre de 2013, quando uma disciplina com proposta semelhante foi oferecida junto ao curso de Pós Graduação da ECA USP (CAP5400 Cor e Cidade), com a participação de alunos e professores de ambas as escolas (ECA e FAU). O que se pretende com esta disciplina é dar um viés mais focado nas questões arquitetônicas e, principalmente ,estudando métodos de leituras cromáticas urbanas que possam vir a fornecer elementos que auxiliem na compreensão desses espaços. A disciplina se propõe a estudar metodologias de pesquisa que envolvem a cor, suas formas de representação, coleta e análise de dados, visando a fornecer subsídios para pesquisas desenvolvidas pelos alunos.

Conteúdo:

• Estudos de teorias sobre cor aplicadas à arquitetura e ao urbanismo. • Estudo do desenvolvimento das cidades e os reflexos nos movimentos artísticos. • Imagem de espaço e desenho. Significado da imagem na relação de arte e ciência. Interações de objetividade e subjetividade. Conhecimento teórico e do sensível. • Pesquisas sobre cor e cidade. • Metodologias de representação cromática aplicadas à pesquisas em arquitetura e urbanismo. • Tipologia de pesquisa visual. Da teoria à prática, da realização à reflexão crítica. • Sistemáticas de pesquisa na linguagem do desenho. Elaborações práticas e experimentais. • Reflexão crítica. A imagem em percepção e comunicação. O jogo do pensamento de arte e ciência. O desenho: estética e poética.

Forma de Avaliação:

Avaliação se dará através de: participação em seminários; entrega dos exercícios solicitados; entrega de trabalho final.

Observação:

Bibliografia:

ALBERS, Josef, Interaction of Color, New haven / Yale University, 1963
ANTER, Karen Fridell. What Color is the Red House. tese de doutorado. Estocolmo: KTH, 2000.
ARGAN.G.C.História da Arte como história da Cidade, Martins Fontes, 1992.
BATCHELOR, David, Colour, Whitechapel Gallery Ventures Limited, Londres, 2008.
___________ ,Chromophobia. Reacktion, Londres. 2005.
BERNS, Roy S. Billmeyers and Saltzman’s Principles of Color Technology. New York: John Wiley & Sons, Inc , 2000
BRISSAC. Nelson. Arte e Cidade. Intervenções Urbanas. Senac Arte/cidade. Zona leste. editora Dardo 2012.
BURSATIN, Manlio, A History of Color – Shambhala, London – 1991
CHEVREUL, Michel Eugene. The Principles Of Harmony And Contrast Of Colors: And Their Applications To The Arts (1855). Kessinger Publishing, Whitefish, 2009
CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
COEHEN, Jonathan, Mohan, Matthen. Color Ontology and Color Science, Bradford Book, MIT Press Londres, 2010
GAGE, John. Colour and Culture. Thames and Hudson . 1993.
_______Color and Meaning Thames and Hudson 1999 .
_______A cor na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GOETHE.J.W. A doutrina das Cores, 4 edição, Nova Alexandria 2013
GRAVES, Maitland E, Color Fundamentals; New York : McGraw-Hill, 1952
ITTEN, Johannes, The Element of Color, Van Nostrand Reinhold, NY- 1970
KANDISNKY, W. Complete Writings on Art. Ed. K.C. Lindsay and Vergo 1982.
KOOLHASS, Rem, FOSTER, Norman, et alt, COLOUR – Birkhauser, Berlin, 2001
LEGER, Fernand Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989, p. 94.
LENCLOS, Jean Philippe Les Couleurs de la France – Maison et Paisages – Paris, Monitteurs, 1983
MAHNKE, Frank H. Color, Environment & Human Response, Van Nostrand Reinhold, NY, 1996
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naify 2007
MINAH, Galen. “Blackness, whitness, chromaticness: formulas for high visibility in
modern cities”. Proceedings of AIC 2003 – Color Comunication and Manegement,
Bangkok, 2003.
PEDROSA, Israel, Da Cor à Cor Inexistente, Ed, Universidade de Brasília, 1989
PORTER, Tom? MIKELLIDES, Byron. “Colour for Architecture Today”. Taylor & Francis, New York, 2009.
RILEY II, Charles A. Color Codes. University Press of New England, Londres, 1995
ROWE, Cristopher – Colour in the Ancient Word – Eranso Year Book – Color Symbolism – Spring Publications – 1988
SWIRNOFF, Lois. Dimensional Color. Cambridge, MA: Birkhauser Boston, 1989.
TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosacnaify, São Paulo, 2001.

Código
Créditos
Área de Concentração