Estudos e Pesquisas – Leituras Programadas

Ampliar a comunicação das pesquisas e o desenvolvimento das reflexões na Área de Concentração Projeto de Arquitetura. Por meio das atividades da disciplina aprofundar questões da pesquisa e debatê-las em sala de aula com vistas à revisão dos objetivos, os objetos de estudo e os fundamentos teóricos e metodológicos das investigações em andamento cotejando-os com seus pares.

O aprofundamento de temas de interesse para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa em projeto e o aperfeiçoamento das investigações em realização.

BOGÉA, Marta Vieira. Cidade errante: arquitetura em movimento. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2006.
BOUDON. Philippe. Introduction a l’architecturologie. Paris: Dunod 1992.
FOQUÉ, Richard. Building knowledge in architecture. Bruxelas: ASP – Academic & Scientific Publishers, 2010.
HEARN, Fil. Ideas que han configurado edificios. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2006.
HUET, Bernard. Sur un état de la theorie de l’architecture au XXeme siécle. Paris: Editions Quinlette, 2003
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 1-Desde la antigüedad hasta el siglo XVIII.Madri:Alianza Editorial,1990.
KATINSKY, Julio Roberto. Pesquisa acadêmica na FAUUSP. São Paulo: FAUUSP 2005.
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 2-Desde el siglo XIX hasta nuestros dias. Madri: Alianza Editorial, 1990.
________________ Historia de la teoria de la arquitectura 2-Desde el siglo XIX hasta nuestros dias. Madri: Alianza Editorial, 1990.
MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno. Arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: uma antologia teórica ( 1965-1995). São Paulo:Cosac & Naify, 2006.
OCKMAN, Joan. Architecture and culture 1943 – 1968: Documentary anthology. Nova York: Rizzoli – Columbia University, 1993.
PERRONE, R.A.C. e VARGAS, H.C. Fundamentos de Projeto: Arquitetura e Urbanismo. São Paulo. Edusp. 2014.
PERRONE, Rafael A. Cunha. Os croquis e os processos de projeto de arquitetura. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de livre–docência apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.
ROBBINS, E. y CULLINAN, E. Why architects draw. Cambridge: MIT, 1994.
ROWE, Peter. G. Design Thinking. Cambridge Massachusetts: The MIT Press, 1991.
SILVA, Helena A. Ayoub. Abrahão Sanovicz: o projeto como pesquisa. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2004.
VIEIRA, J.L. Vias de aproximação para uma leitura da condição espacial da arquitetura. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014
Textos
ANELLI, Renato Luiz Sobral. O Projeto de arquitetura na pesquisa acadêmica: especificidades, limites e desafios. IV Projetar 2009 – Projeto como Investigação, Pesquisa e Prática, 2009. São Paulo: Altermarket, 2009.
BIGGS, Michael; Büchler, Daniela. Pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual. Revista da Pós n. 26, p 168 – 183. São Paulo, FAUUSP, 2009.
BIGGS, Michael; Büchler, Daniela. Oito critérios para a pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual. Revista da Pós n. 27, p 136 – 152. São Paulo, FAUUSP, 2010.
CAMPOS, José Carlos; SILVA, Cairo Albuquerque da. O Projeto como investigação científica: educar pela pesquisa. Vitruvius: Arquitextos 050.10, ano 05, julho de 2004
LIMA, Ana Gabriela Godinho et al. Indicadores de pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual. Anais do V Projetar. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.( sem paginação)
PERRONE( CUNHA) , Rafael A. C. El proyecto como investigación académica de posgrado. Anais da IV Jornadas Internacionales sobre investigación en Arquitetura y Urbanismo. Valencia: General de Ediciones de Arquitectura, 2010. (sem paginação) 15 páginas
VELOSO, Maisa; ELALI, Gleice. Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pós-graduação? Vitruvius: Arquitextos 020.07, ano 02, Janeiro de 2002.