História Social do Design no Brasil

Conhecer e discutir a introdução, desenvolvimento e consolidação do Design moderno no Brasil e sua contextualização histórica. Conhecer e discutir a formação do campo profissional do desenho industrial do Brasil no século XX.

Conhecer as origens e constituição da profissão no Brasil auxilia a entender o contexto contemporâneo do design nacional. Auxiliar o desenvolvimento das pesquisas sobre o design brasileiro por meio do conhecimento de sua história.

Introdução do Design moderno no Brasil no início do século XX. Formação e desenvolvimento do campo profissional do desenho industrial do Brasil no século XX. História das idéias, instituições e profissionais do campo profissional do design brasileiro. Estudo das relações entre as condições sociais, econômicas e culturais do nosso País e do mundo que determinaram ou influenciaram a formação e desenvolvimento do Design moderno no Brasil do século XX.

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas de caráter conceitual de cerca 2 horas, seguidas por discussões apresentadas pelos alunos em forma de sem

ABRE. História da embalagem no Brasil. São Paulo: Abre, 2006.
BARDI, Pietro Maria. O Design no Brasil: História e Realidade. São Paulo: MASP/SESC,1982.
BOMFIM, Gustavo Amarante. Idéias e formas na história do design. Uma investigação estética. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPb. 1998.
BRAGA, Marcos da Costa. ABDI e APDINS-RJ: História das Associações Pioneiras de Design do Brasil. São Paulo: Editora Blucher, 2011
CAMARGO, Mário de (org.) Gráfica: Arte e Indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: Bandeirantes Gráfica/EDUSC, 2003. p. 79-119.
CARDOSO, Rafael (org) Impresso no Brasil:destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional (1808-1930). Rio de janeiro, Verso Brasil Editorial, 2009
CARDOSO, Rafael. O Design Brasileiro Antes do Design. São Paulo: Cosac Naify .
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e Brasileiro. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor Ltda, 2006.
DE MORAES, Dijon . Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. 1. ed. Sao Paulo: Editora Edgard Blücher, 2006.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à historia do design. São Paulo: Edgard Blucher,2000.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Exposição Tradição e Ruptura: Desenho Industrial. São Paulo: Fundação Bienal e Federação e Centro de Indústrias do Estado de São Paulo, 1985.
KATINSKY, Julio Roberto. Desenho Industrial. In ZANINE, Walter (orgs.). História Geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983, v. 2.
LEITE, João de Souza e TABORDA, Felipe. A herança do olhar: o design de Aloisio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003.
LEON, Ethel.Memórias do design Brasileiro. São Paulo: SENAC, 2009.
LEON, Ethel. IAC. Instituto de Arte Contemporânea: Escola de Desenho Industrial do MASP (1951-1953). Primeiros estudos. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação de Mestrado.
LEAL, Joice Joppert. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil / Instituto UNIEMP / Imprensa Oficial do Estado, 2002
LIMA, Guilherme Cunha. Investigando as origens do moderno Design Gráfico brasileiro: O gráfico Amador. In Anais do P &D Design 1994. Rio de Janeiro: AEnD-BR/Estudos em Design, ano II, v. II, n. 02. p. VIII – 37-46. 1994.
MELO, Chico Homem de. O Design Gráfico Brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MORAES, Dijon De. Análise do Design Brasileiro. Edgard Blücher , 2006.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. 2ª edição. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
NIEMEYER, Lucy. A Organização Profissional de Designers no Brasil. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: Estudos em Design, v. VII, n. 1. p. 67-77. 1999.
PEREIRA, Juliano Aparecido. Desenho industrial e arquitetura no ensino da FAU USP (1948-1968). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos, USP, 2009.
SANTOS, Maria C. Loschiavo dos. Móvel Moderno no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/Edusp, 1995.
SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. ESDI Biografia de uma Idéia. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996.
STOLARSKY, André. O design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966 In: Concreta ’56 – a raiz da forma, São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2006.
REVISTA DESIGN & INTERIORES. São Paulo: Projeto Editores, ano 5, n. 28, jan./fev. de 1992.
WITTER, Geraldina(org). Desenho Industrial: uma perspectiva educacional. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo; Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1985.
WOLLNER, Alexandre. Os Pioneiros da Comunicação Visual. In ZANINE, Walter (orgs.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles/Fundação Djalma Guimarães, 1983, v. 2, p. 825-865.