Leituras Programadas de História da Arquitetura

A disciplina visa : a) instrumentar o aluno para o exame do ambiente organizado brasileiro , pela apropriação crítica das principais correntes da historiografia da Arquitetura.; b) Examinar a herança crítica brasileira notadamente nos domínios do urbano. Do edifício , do desenho industrial e da comunicação visual.: c) Inventariar e organizar a contribuição da FAU para os itens anteriores.

A disciplina fornecerá uma bibliografia prévia geral , da qual serão selecionados autores. Para serem discutidos em seminário . Estes autores deverão ser confrontados não só com outros autores próximos, mas a produção real a que se referem. Os seminários serão dirigidos por alunos previamente designados , cabendo aos professores o papel de curadores dos métodos utilizados e dos enfoques propostos .

a) Introdução – Diretrizes gerais do curso – Amplitude no campo de estudo – As perspectivas nascionais no estudo da história da Arquitetura ; as perspectivas epistemológicas . O desenvolvimento dos estudos de História da Arquitetura , nas últimas décadas ,na América Latina , especialmente Brasil – A contribuição da FAU – USP.; b) As principais correntes da historiografia da produção do espaço edificado nos países europeus , referente ao século XIX .; c) Correntes da historiografia da produção do espaço edificado nos Estados nos século XIX e XX ; d) Correntes da historiografia da produção do espaço edificado nos países europeus, referente ao século XX .; d) Tendências da historiografia da produção do espaço edificado na América Latina e no Brasil , no século XX.

Participação em seminários de conjuntos e textos previamente selecionados, registrados em resenhas feitas pelos alunos. Trabalho final, monografia crítica sobre os conteúdos das disciplinas e, das leituras e interesses dos alunos.

ARGAN, Giulio Carlo. Walter Gropius y el Bauhaus. Buenos Aires, Nueva Vision,1957.179p.; BANHAN, Reyner. Teoria e Projeto na primeira era da máquina. Trad. De A M. Golberger Coelho. São Paulo, Perspectiva, 1975. 519p.; BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura moderna . Trad . de Ana M. Goldberger. São Paulo, Perspectiva, 1976. 813 p.; CERVELLATI, Pior Luigi. Bolonha : por que o centro histórico , Politica e metodologia. In: FORTI, Reginaldo. Marxismo e urbanismo capitalista. São Paulo, Ciências Humanas, 1979. pg. 119 – 152 .; CHOISY, Francois Auguste. História de la Arquitetura Buenos Aires, 1951 . 2v.; COSTA , Lucio , Sobre Arquitetura.. Ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.; FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural E desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro, José Olimpio, 1968. 2v.; GAMA, Ruy. Engenhos e tecnologia: contribuição à história da técnica no Brasil.; São Paulo, s. ed. 1978, 2v.; GIEDION , Siegfried . Space time and Architecture : the growth of a new tradition. Cambridge , Harward University Press , 1949 – 665 p. Hegel , Georg W . F . The philosophy of history . In : Great books of Western World 1952 . v. 46 , p. 151 – 369 .; HITCHCOCK , H . R . Architecture : nineteenh and twentieth centuries .; Harmondsworth Penquin , c. 1963 . 692p.; HOWARD, Sir Ebernezer . Garden cities of tomorrow. London , Faber 1946. 168p.; LE CORBUSIER . Ouvre complête Zurich , Architecture , c 1970 . 8v .; KATINSKY , Julio . Casas bandeiristas : nascimento e reconhecimento da arte em São Paulo . São Paulo , s. sd. , 1972 . 134p.; MOTTA , Flávio Lichtenfels . São Paulo e o art nouveau . Habitat São Paulo (10) : 3 – 18 , 1953 .; PRADO JUNIOR , Caio da Silva . Dialética do Conhecimento; REIS FILHO , Nestor Goulart . Contribuição ao estudo da evolução urbana no Brasil: 1500 – 1720 . São Paulo . Pioneira , 1968 . 235p.; SAIA , Luis . Morada paulista . São Paulo , Perspectiva , 1972 315 p.; TOLEDO , Benedito . São Paulo : três cidades em um século . São Paulo , Duas Cidades . 1981 , 179p. ; VASCONCELLOS , Sylvio . Vila Rica : formação e desenvolvimento , residências . Rio de Janeiro , 1956 , 318p.; VIOLLET – le – Duc . História da Arquitetura.