Paisagem e Ambiente – Pesquisa

Objetivos:

• Contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos recém ingressados nos cursos de mestrado e doutorado da Área de Concentração Paisagem e Ambiente. • Consolidar, pela discussão dos projetos de pesquisa, os fundamentos teóricos e metodológicos da Área Paisagem e Ambiente e de suas linhas de pesquisa. • Promover o intercâmbio de informações entre os pesquisadores da Área.

Justificativa:

A Área de Concentração Paisagem e Ambiente acolhe projetos de pesquisa com grande diversidade de temas, enfoques e objetivos. Os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos envolvidos no desenvolvimento desses projetos variam na mesma medida. Em meio à variedade de temas, conceitos e práticas postos em jogo, vislumbra-se, pela discussão dos projetos de pesquisa, a possibilidade de constituir um patamar comum reforçando-se, assim, os vínculos dos projetos com as linhas de pesquisa e os laboratórios da Área de Concentração Paisagem e Ambiente.

Conteúdo:

Paralelamente à introdução e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos basilares para a Área de Concentração Paisagem e Ambiente, a disciplina se voltará às especificidades dos projetos de pesquisa dos alunos matriculados. Os conteúdos a serem tratados podem ser assim resumidos: • Precisões sobre os termos “paisagem”, “ambiente”, “espaço”, “território” e “lugar”. • Teorias da paisagem e do ambiente. • Objeto, objetivo e método na atividade de pesquisa. O desenvolvimento da disciplina se dará mediante aulas expositivas, leitura de textos e seminários específicos sobre os projetos de pesquisa dos alunos. Os professores orientadores poderão ser convidados a participar dos seminários referentes aos projetos dos seus orientados.

Forma de Avaliação:

Observação:

A avaliação será feita individualmente, com base no envolvimento de cada aluno no decorrer da disciplina e no aprofundamento, reformulação (ou confirmação) do projeto de pesquisa inicial. A disciplina, sempre voltada aos projetos de pesquisa dos alunos e professores da Área de Concentração Paisagem e Ambiente, vinha sendo ministrada sob o nome “Paisagismo”. Por ocasião do recredenciamento da disciplina, além de se apresentar de forma mais clara e objetiva os seus conteúdos e de atualizar a bibliografia, optou-se pela alteração do seu nome para “Paisagem e Ambiente – Pesquisa” por se entender que assim se expressariam melhor os seus objetivos e seus vínculos com a Área de Concentração Paisagem e Ambiente.

Bibliografia:

BARTALINI, Vladimir (org.). Paisagemtextos 1. Material didático. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2013.
BARTALINI, Vladimir (org.). Paisagemtextos 2. Material didático. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2013.
BESSE, Jean-Marc. Le goût du monde. Exercices de paysage. Arles, Actes Sud / ENSP, 2009.
BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra. Seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Tradução Vladimir Bartalini. São Paulo, Perspectiva 2006.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
MADERUELO, Javier. (2005). El paisaje: génesis de um concepto. Madrid, Abada.
MAGNOLI, Miranda Martinelli. A universidade, a pesquisa em paisagem e ambiente e o ensino nas escolas de arquitetura. São Paulo, FAU-USP, 1987.
MAGNOLI, Miranda Martinelli. Ambiente, Espaço, Paisagem. In Paisagem e Ambiente – ensaios II, FAU USP – GDPA, (1987) 1994b, 2º ed.
MENEZES, Ulpiano Bezerra de. A paisagem como fato cultural. in YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e Paisagem. São Paulo, Contexto, 2002, pg. 65 a 82.
RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro, IPHAN, 2007.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo, EDUSP, 2002.
SERRÃO, Adriana Veríssimo. Filosofia da Paisagem. Uma Antologia. Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011.
SERRÃO, Adriana Veríssimo. Filosofia e Arquitectura da Paisagem. Um manual. Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.