Pesquisa em Projeto de Arquitetura I

Propiciar a reunião das pesquisas inscritas na Área de Concentração Projeto de Arquitetura e a discussão de seus conteúdos a partir dos planos iniciais apresentados pelos alunos de modo a promover a interlocução entre pesquisadores e professores da área, tanto internos como convidados. Consolidar a identidade da área a partir da reflexão do universo pesquisado. Capacitar os pesquisadores no aprimoramento das pesquisas em realização.

Identifica-se o interesse por parte de alunos e professores no sentido de consolidar a área de concentração, verificar a adequação das linhas de pesquisa e sistematizar as pesquisas desenvolvidas, além de possibilitar a troca de conhecimento entre os pesquisadores.

A pesquisa em projeto e a produção do conhecimento na área da arquitetura. A epistemologia da disciplina arquitetura em sua peculiaridade de definição como projeto e sua extensão multidisciplinar como área que envolve as ciências humanas, a tecnologia e as artes enquanto manifestação cultural e proposição de interpretações e ações transformadoras.

Serão consideradas as seguintes atividades: Participação do aluno nas aulas, debates e seminários. Elaboração trabalho escrito contendo itens de reformulação e aperfeiçoamento do projeto de pesquisa apresentado.

Livros
BOUDON. Philippe. Introduction a l’architecturologie. Paris: Dunod 1992.
FAGGIN, Carlos Augusto Mattei. Carlos Millan: Itinerário profissional de um arquiteto paulista. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1992.
FOQUÉ, Richard. Building knowledge in architecture. Bruxelas: ASP – Academic & Scientific Publishers, 2010.

HEARN, Fil. Ideas que han configurado edificios. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2006.
HUET, Bernard. Sur un état de la theorie de l’architecture au XXeme siécle. Paris: Editions Quinlette, 2003.
KATINSKY, Julio Roberto. Pesquisa acadêmica na FAUUSP. São Paulo: FAUUSP 2005.
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 1-Desde la antigüedad hasta el siglo XVIII.Madri:Alianza Editorial,1990.
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 2-Desde el siglo XIX hasta nuestros dias. Madri: Alianza Editorial, 1990.
PERRONE, Rafael A. Cunha. Desenho como signo da arquitetura. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1993.
PERRONE, Rafael A. Cunha. Os croquis e os processos de projeto de arquitetura. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de livre–docência apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.
ROBBINS, E. y CULLINAN, E. Why architects draw. Cambridge: MIT, 1994.
ROWE, Peter. G. Design Thinking. Cambridge Massachusetts: The MIT Press, 1991.
SILVA, Helena A. Ayoub. Abrahão Sanovicz: o projeto como pesquisa. São Paulo, Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2004.

Textos
ANELLI, Renato Luiz Sobral. O Projeto de arquitetura na pesquisa acadêmica: especificidades, limites e desafios. IV Projetar 2009 – Projeto como Investigação, Pesquisa e Prática, 2009. São Paulo: Altermarket, 2009.
BIGGS, Michael; BÜCHLER, Daniela (2008) Eight criteria for practice-based research in the creative and cultural industries. Art, Design and Communication in Higher Education. 7 (1) 5-18.
CAMPOS, José Carlos; SILVA, Cairo Albuquerque da. O Projeto como investigação científica: educar pela pesquisa. Vitruvius: Arquitextos 050.10, ano 05, julho de 2004
PERRONE( CUNHA) , Rafael A. C. El proyecto como investigación académica de posgrado. Anais da IV Jornadas Internacionales sobre investigación en Arquitetura y Urbanismo. Valencia: General de Ediciones de Arquitectura, 2010. (sem paginação) 15 páginas
VELOSO, Maisa; ELALI, Gleice. Há lugar para o projeto de arquitetura nos estudos de pósgraduação? Vitruvius: Arquitextos 020.07, ano 02, Janeiro de 2002.