Pesquisa em Projeto de Arquitetura II

Auxiliar no desenvolvimento das reflexões e comunicação das pesquisas inscritas na Área de Projeto de Arquitetura. Por meio das atividades da disciplina os pesquisadores poderão debater a evolução da pesquisa, destacando a revisão dos objetivos, os objetos de estudo e os fundamentos teóricos e metodológicos das investigações em andamento cotejando-os com seus pares.

A disciplina pretende atender uma demanda da área de concentração para possibilitar aos alunos um intercâmbio de manifestações sobre os temas e objetos de suas pesquisas. Além disto, também visa propiciar possíveis consolidações de fundamentos e métodos de investigação na área de projeto de arquitetura, no sentido do aperfeiçoamento de teses ou dissertações em andamento.

O estudo e desenvolvimento dos projetos de pesquisa em projeto e o aperfeiçoamento das investigações em realização. O debate sobre a consistência da produção do conhecimento nas áreas de atividades projetuais, suas peculiaridades enquanto métodos investigativos.

Serão consideradas as seguintes atividades: Participação do aluno nas aulas, debates e seminários. Elaboração trabalho escrito contendo itens de reformulação e aperfeiçoamento do andamento da pesquisa apresentado.

Livros
BOUDON. Philippe. Introduction a l’architecturologie. Paris: Dunod 1992.
FOQUÉ, Richard. Building knowledge in architecture. Bruxelas: ASP – Academic & Scientific Publishers, 2010.
HEARN, Fil. Ideas que han configurado edificios. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2006.
HUET, Bernard. Sur un état de la theorie de l’architecture au XXeme siécle. Paris: Editions Quinlette, 2003
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 1-Desde la antigüedad hasta el siglo XVIII.Madri:Alianza Editorial,1990.
KRUFT, Hanno-Walter . Historia de la teoria de la arquitectura 2-Desde el siglo XIX hasta nuestros dias. Madri: Alianza Editorial, 1990.
MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno. Arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: uma antologia teórica ( 1965-1995). São Paulo:Cosac & Naify, 2006
OCKMAN, Joan. Architecture and culture 1943 – 1968: Documentary anthology. Nova York: Rizzoli – Columbia University, 1993.
ROBBINS, E. y CULLINAN, E. Why architects draw. Cambridge: MIT, 1994.