Produção e Apropriação do Espaço Metropolitano

A disciplina tem como objetivo estabelecer uma reflexão crítica sobre as questões relativas á produção do espaço e ao desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos, destacando a atualidade da metropolização.

Há uma correlação entre organização do espaço, dinâmica das atividades econômicas e sociais na produção e apropriação da cidade pelo capital que precisa ser discutida e melhor conhecida. Assim, parece indispensável desenvolver uma reflexão sobre o significado social do espaço (particularmente do espaço construído na sua dimensão arquitetônica e urbana) este, entendido como uma manifestação concreta das diferentes opções que as sociedades humanas tomam no transcorrer da história. O desenvolvimento urbano se constitui num dos aspectos mais críticos dessa manifestação e o seu ritmo nos países menos desenvolvidos, como os da América Latina, é mais intenso do que aquele que conhecem as sociedades vinculadas ao modo de produção capitalista avançado.

1 – Parte teórica: a) Espaço e sociedade; b) Teoria e história da produção do espaço; c) A especificidade da organização do espaço na urbanização de cidades latino-americanas: ênfase na metropolização em São Paulo; d) As políticas de construção da cidade: da questão habitacional à metropolitana; e) O papel do Estado na urbanização capitalista; f) A crise financeira e imobiliária contemporânea. 2 – Parte prática: 2.1. Seminários de pesquisa: a) A metropolização paulista: suas grandes etapas e periodização; b) As características fundamentais da urbanização brasileira; c) Investimentos urbanos, condições gerais e desenvolvimento metropolitano; 2.2. Seminário de leituras (capítulos de livros e artigos selecionados e programados para o desenvolvimento da monografia).

Serão utilizados diferentes instrumentos de avaliação: monografia final (60%), relatórios dos seminários e “papers” das leituras programadas (40%).

Será indicada bibliografia complementar temática para o desenvolvimento da monografia.

ASCHER, François. Métapolis ou l’avenir dês Villes. Paris: Odile Jacob, 1995.
BORJA, Jordi & CASTELLS, Manuel. Local y Global. La gestión de las ciudades en la era de la información. Madrid: Taurus, 1997.
CASTELLS, Manuel. Imperialismo y urbanización en América Latina. Barcelona: Gustavo Gili, 1973
CASTELLS, Manuel. A teoria marxista das crises econômicas e as transformações do capitalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
DE MATTOS, Carlos. Globalización y metamorfósis urbana em America Latina. Quito: Olacchi, 2010.
GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço. São Paulo, Edusp, 1993.
HARVEY David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Anablume, 2005.
HARVEY David. Los límites del capitalismo y la teoria marxista. Mexico: FCE, 1990.
HARVEY David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2003.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
JAMESON, Frederic. A Cultura do Dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
JARAMILLO, Samuel Hacia una teoría de la renta del suelo urbano. Bogotá: Universidad de los Andes. Facultad de Economia, CEDE, Ed. Uniandes, 2010.
LANGENBUCH, Jurgen Richard. A estruturação da Grande São Paulo: estudo de geografia urbana. São Paulo, Biblioteca Geográfica Brasileira, 1971.
LEFEBVRE , Henri. La production de l’espace. Paris: Editions Anthropos, 1974.
MONGIN, Olivier. La condición urbana. La ciudad a la hora de la mundialización. Buenos Aires: Paidos, 2006
Morse, Richard. Formação histórica de São Paulo: De comunidade a metrópole. São Paulo: Difel, 1970.
SASSEN, Saskia – As Cidades na Economia Mundial. São Paulo: Nobel, 1998
SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira. São Paulo: Edusp, 2009.
SANTOS, Milton. O Espaço Dividido. Os dois circuitos da Economia Urbana dos Países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004.
SANTOS, Milton. Ensaios sobre a urbanização latino-americana. São Paulo: Hucitec, 1982.
SANTOS, Milton. A urbanização dexigual: a especificidade do fenômeno urbano em países sudesenvolvidos. Petropolis: Vozes, 1980.
SINGER , Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: CEBRAP, 1975.
WILHEIM, Jorge. Urbanismo no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Saga, 1969.