Produção e Crítica da Cidade Contemporânea

Propor-se como um fórum de conteúdos sobre as operações que desenham a cidade contemporânea. Objetiva identificar questões significativas na atuação de arquitetos que se ocuparam dessa escala nas ultimas décadas, seja no campo da produção como da crítica, identificando-as como material de investigação.

As profundas transformações da ideia de cidade, em especial a partir das grandes aglomerações urbanas das ultimas décadas nos países de economia emergente, têm colocado aos arquitetos problemas aos quais suas ações, por vezes, não se sustentam pelo saber acumulado ou modus-operandi estável, isto é, não mais se configuram a partir de seus desenhos. Isto implica numa constante atualização da compreensão da produção da cidade pelo arquiteto, do desenho à política, e a realização dos limites de sua atuação face à nova ordem.

O curso propõe-se a estudar intervenções urbanas propostas por arquitetos em escalas diversas, da quadra ao bairro e deste à cidade, considerando as distintas escalas e modelos de cidade. Interessa-nos, sobretudo, identificar ações transformadoras que se pautaram por projetos, entendidos em sua compreensão abrangente como: intervenções em área consolidadas; ocupação de áreas expectantes; enfrentamento de vazios, expansão de novos territórios etc.

Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades de sala de aula, apresentação de seminários, resenhas de textos selecionados e elaboração de trabalho escrito sobre temas previamente selecionados. O curso elegerá temas específicos a cada edição, seja de ordem conceitual ou localização. A organização didática se dará em quatro sessões e contará com aulas expositivas a cargo do professor responsável e dos convidados externos. As aulas serão organizadas em dois módulos: – Aulas expositivas no módulo inicial – Leituras críticas e seminários no segundo módulo.

ARGAN, G. C. História da Arte como história da Cidade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.
BANHAM, Reyner. Megaestructuras. Barcelona, Gustavo Gili, 1978
BORJA, Jordi & CASTELLS, Manuel. Local y Global. La Gestión de las Ciudades en la Era de la
Información. Madrid: UNCHS/Taurus, 1999
DREXLER, Arthur. Transformation in Modern Architecture. New York, MOMA, 1979.
FRAMPTON, Kenneth (ET.AL.).Modern Architecture, a Critical History, New.York, Thames and
Hudson, 1985. [História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 2000]
LYNCH , Kevin. De que tiempo es este lugar, Ed. Gustavo Gili, 1972
NORBERG SCHULZ , Christian . Existence, space, architecture, Studio Vista, London, 1971
ROSSI , Aldo. La Arquitectura de la Ciudad, Barcelona, Gustavo Gili, 1982.
VENTURI, Robert. Complejidad y contradiciones en la arquitetura. Ed. Gustavo Gili, 1972
HALL, Peter Geoffrey, Cities of tomorrow, an intellectual history of urban planning and design in the twentieth century, Blackwell Publishers, Malden (MA), USA – 1998-1996
HALL, Peter – “The World Cities” – 1966. Ed. Mac Graw –Hill. New York, 1996.[Las grandes ciudades y sus problemas. Ed. Guadarrama/Madrid]
HARVEY, David. The condition of post modernity, Blackwell Publishers, Inc., Malden (MA), USA, 1990
JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo, Martins Fontes, 2001
KOOLHAAS, Rem. Delirius New York: A Retroactive Manifesto for Manhattan. New York, The Monacelli Press, 1994 – Três Textos Sobre a Cidade. Barceloa, Gustavo Gili, 2010
LEACH, Neil, Rethinking architecture , a reader in cultural theory, Routledge, London, 1997-
1998-1999
MITCHELL, William J., City of bites, space, place and Infobahn, M.I.T. Press, Cambridge (MA) USA, 1998
MONEO, Rafael. Theoretical Anxiety and Design Strategies, Barcelona, Actar, 2004
NESBITT, Kate. Theorizing a new agenda for Architecture, New York, Princeton University Press, 1996. – [Uma Nova Agenda para a Arquitetura, São Paulo, Cosacnaify, 2006]
ROWE, C.; KOETTER, F. Collage City. Chicago: M.I.T. Press. Cambridge Massachussets Institute of Technnology, 1993.
ROWE, Peter, Desing Thinking., London, MIT Press, 1987.
SANTOS, Milton. Metrópole Corporativa Fragmentada. O Caso de São Paulo. São Paulo: Nobel, 1990.
SASSEN, Saskia. As Cidades na Economia Mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998.
TSCHUMI, Bernard, Architecture and disjunction, M.I.T. Press, Cambridge (MA), USA, 199
-Event Cities. London: M.I.T. Press Cambridge, Massachusetts, 1994

Teses
SPADONI, Francisco. A Transição do Moderno. Tese de doutorado, FAUUSP, 2005.