Projeto em Pauta: Arquitetura Contemporânea

Analisar Projetos tendo em vista contexto de produção e processo, bem como contexto conceitual no qual se insere na produção brasileira e internacional a partir do fim do século XX e início do XXI. Objetiva especificamente compreender o projeto como modo peculiar de conhecimento que permite certos modos de reflexão e pensamento indissociaveis de sua práxis. Contempla também produção arquitetônica discente, desenvolvida no âmbito da prática profissional como dado de análise e experimentação. Durante a disciplina não se desenvolvem projetos, analisa-se os existentes.

A disciplina Projeto em Pauta: Arquitetura Contemporânea se insere na Linha de pesquisa: 3. PROJETO DE ARQUITETURA: TEORIA E MÉTODO. Linha que estuda teorias e metodologias que fundamentam o processo de produção do projeto de arquitetura e suas relações conceituais. Ao apresentar temas e projetos relevante e de interesse na produção de conhecimento na área de arquitetura a disciplina não apenas colabora com acesso a dados primarios de pesquisa (trazidos pelos convidados na apresentação) como também os articula ao debate nacional e internacional permitindo associação entre conceitos e métodos no processo de elaboração de projetos. Atenta sobretudo ao produção brasileira a partir da década de 1990, como ponto de partida para considerar autores e críticos que atuam em outro contexto de modo a ampliar a visada sobre nossa produção. Compreende o projeto como indissociável da teoria e amparado pela compreensão histórica que o subsidia como ato coletivo e não apenas isolado, gesto individual de cada autor. Constitui os subsidios necessários para que, diante da produção de projeto, se possa relacioná-los seja conceitualemtne seja por aproximação incitando análises mais amplas.

Seminário de Projetos: arquitetura contemporânea analisa e investiga projetos, concursos, produção e processos da arquitetrua contemporânea a partir da produção brasileira e da década de 1990. Tanto o Brasil quanto os anos 1990 são epicentros a partir dos quais se recorre a outros contextos históricos e projetos de modo a implementar sua análise. Atenta aos conceitos teóricos e reflexões pertinentes a contemporaneidade, a disciplina analisa e investiga projetos arquitetônicos em suas especificidades atenta também a seu campo teórico e conceitual.

O seminário com arquitetos convidados sempre que possível será organizado de modo a se constituir também como atividade de extensão para estudantes de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU USP com número de vagas adequado ao formato de cada seminário. Com isso busca aproximação da Graduação e Pós-graduação usufruindo das palestras e mesas que apresentam e investigam a produção arquitetônica atual, de interesse, também para formação do jovem arquiteto além de sua função primeira de apresentação de temas e projetos de relevância na área e que permitem e instigam produção conhecimento especificos, típicos da Pós-Graduação. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Participação aulas, apresentação de seminários, elaboração de textos. Considera-se entendimento dos textos e do(s) projeto(s) analisados, competência de análise, tendo em vista identificação dos autores e pertinência de argumentação.

Bibliografia básica a ser acrescida bibliografia complementar em associação ao tema(s) e arquiteto(s) estudados a cada edição da disciplina.

ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos Modernos. São Paulo :
Edusp/Studio Nobel, 1993.
MONTANER, Josep Maria. Sistemas arquitetonicos contemporâneos. Barcelona:
Gustavo Gili
_____. A modernidade superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea.
Barcelona: Gustavo Gili
_____. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do seculo XX. Gustavo Gili, 2014. ISBN: 9788584520039
COHEN, Jean-Louis. O Futuro da Arquitetura desde 1889. Uma História Mundial.
Cosac Naify, 2012. ISBN: 978 405 0372 4.
SOLA-MORALES, Ignasi de. Territorios. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. ISBN
_____. Intervenciones. Barcelona. Gustavo Gili, 2006. ISBN: 9788425220432
ZEIN, Ruth Verde & BASTOS, Maria Alice Junqueira. Brasil: arquiteturas após
1950. São Paulo: editora Perspectiva, 2010.

Ver também:
Publicações monograficas sobre os arquitetos estudados.