Seminário de Pesquisa em Projeto, Espaço e Cultura

Esta disciplina visa propiciar um espaço de interlocução entre estudantes de pós-graduação em fase de elaboração de suas teses e dissertações, professores da Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura e professores convidados do Programa, de outras unidades da USP e outras instituições de ensino e pesquisa. Através deste espaço os estudantes deverão discutir as premissas teóricas e metodológicas de seus projetos de pesquisa e aperfeiçoar seu desenvolvimento.

A disciplina responde a uma demanda de alunos e professores da Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura no sentido de desenvolver a reflexão sobre os referenciais teóricos e os métodos de investigação nas linhas de pesquisa da Área.

O Seminário será coordenado por professores da Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura que estabelecerão um cronograma de apresentação dos projetos de pesquisa dos estudantes matriculados. Em cada encontro, um ou no máximo dois estudantes farão uma exposição sucinta de seus projetos os quais serão debatidos pelos demais estudantes e por dois professores convidados.

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa reformulados em função dos debates em aula.

Essa disciplina é exclusiva para os alunos regulares do Programa de Pós Graduação da FAUUSP e dirigida especialmente aos alunos da Área de Concentração “Projeto, Espaço e Cultura”.

Argan, Giulio Carlo. Historia da arte como história da cidade. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
Calabi, Donatella “O ensino de Manfredo Tafuri nos anos 70 e 80 e a criação do departamento de História da Arquitetura de Veneza. Os últimos escritos: o retorno do Renascimento”, Revista Pós, nº 15, junho de 2004.
Le Petit, Bernard. Por uma história urbana (org. Heliana Angotti Salgueiro) São Paulo, EDUSP, 2001.
Schorske, Carl. Viena fin de siècle: política e cultura, São Paulo, Editora da UNICAMP, Companhia das Letras, 1988.
Tafuri, Manfredo e Dal Co, Francesco. Architecture contemporaine. Paris, Gallimard, 1991.