Seminário de Pesquisas em Planejamento Urbano 1

TypeArquivoData de inserção

doc
AUP 5981-1_Seminarios_Planejamento_parasite 09/03/2017 11:31

OBJETIVOS

Propor um espaço para:

1 – consolidação da identidade da Área Concentração e diálogo entre as diversas pesquisas, socializando os trabalhos e reflexões do conjunto de pós-graduandos e docentes;

2 – atualização conceitual e programática da área PLANEJAMENTO URBANO, trazendo temas de interesse a serem expostos por professores da Unidade ou professores e técnicos e especialistas convidados de outras Unidades da USP e outras Instituições, que estejam desenvolvendo pesquisas pertinentes aos trabalhos desenvolvidos na área;

3 – sistematização e aperfeiçoamento dos métodos de pesquisa apropriados aos trabalhos desenvolvidos na área;

4 – promoção de debates abertos para o conjunto de alunos e professores da pós-graduação da FAUUSP de temas atuais de planejamento urbano em São Paulo.

 

Justificativa

Existe por parte dos alunos grande interesse em participar da troca de conhecimento entre colegas da área; além de uma flagrante carência de espaços de debate abertos e aprofundados sobre temas urbanísticos atuais da metrópole paulistana. Além disto, é necessário ampliar as possibilidades de definir e aperfeiçoar a partir deste trabalho conjunto as linhas de pesquisa oferecidas, e lidar com lacunas teóricas, operacionais ou técnicas detectadas durante a apresentação dos trabalhos dos alunos.

 

Conteúdo

A disciplina contará com quinze sessões, sendo três sessões dedicadas a temas da atualidade contando com palestrantes/debatedores convidados de dentro ou fora dos quadros docentes da FAU. As demais sessões serão dedicadas a apresentação das pesquisas dos alunos de Mestrado e doutorado da linha. Em cada uma destas sessões, além dos docentes responsáveis pela disciplina deverão estar presentes os orientadores dos trabalhos apresentados na sessão respectiva. O conjunto de trabalhos da sessão será então debatido, sendo os principais aspectos relembrados no início da sessão seguinte. A participação nas sessões será aberta a todos os alunos da área de concentração. A agenda e resumos dos trabalhos deverão circular antecipadamente, por e-mail, não só entre os matriculados na disciplina, mas entre todos os alunos e docentes da área.

 

Forma de Avaliação

Considerando que se trata de um seminário de debates sobre os projetos em desenvolvimento pelos alunos, avaliação será feita a partir da apresentação do projeto feita pelo aluno.

 

Bibliografia

ABRAMO, P. A cidade com-fusa: a mão inoxidável do mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles latino-americanas. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 9, n. 2, pp. 25-54, 2011.

ARANTES, O. B. F.; VAINER, C. B.; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. São Paulo: Editora Vozes, 2000.

DEÁK, C. Em busca das categorias da produção do espaço. São Paulo: Annablume, 2016. Cap. 4 – Capitalismo: estágios de desenvolvimento e formas ideológicas.

DEÁK, C.; SCHIFFER, S. T. R. (orgs.). O processo de urbanização no Brasil. EdUSP, 1999. Vários autores. Cap. 1 – Acumulação entravada e a crise dos anos 80.  Cap. 2 – A ideologia na constituição do espaço brasileiro, Cap. 3 – São Paulo como polo dominante do mercado unificado nacional, Cap. 6 – Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil.

DE MATTOS, C.  Globalización, negocios inmobiliarios y transformación urbana. Nueva Sociedad, no. 212 (2007), pp. 82-96. 2006.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. Cap 6 – Do administrativismo ao empreendedorismo.

______. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Cap. 3 – A criação dos bens comuns urbanos, pp. 134-169.

BONDUKI, N. O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido. Estudos Avançados. 2011 Apr 1;25(71):23-36.

MARICATO, E. Metrópoles desgovernadas. Estudos avançados. 2011 Apr 1;25(71):7-22

MARTINS, M.L. São Paulo, centro e periferia: a retórica ambiental e os limites da política urbana. Estudos Avançados. 2011 Apr 1;25(71):59-72.

FERREIRA J.S. São Paulo: cidade da intolerância, ou o urbanismo “à Brasileira”. Estudos Avançados. 2011 Apr 1;25(71).

NOBRE, E. A. C. Ampliação da Marginal do Tietê: demanda real ou rodoviarismo requentado? AU. Revista Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 25, n. 191, p. 58-63, fev. 2010.

OLIVEIRA, F. de. O Estado e o urbano no Brasil. In: Espaço & Debates. São Paulo: NERU, 1982, 1(6), pp. 36-54. 

ROLNIK, R. A guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015. Cap. 3 – Financeirização nos trópicos: moradia e cidade no Brasil emergente.

RUFINO, M. B. C. Reestruturação do setor imobiliário e mudanças no padrão espacial de reprodução do capital: a produção imobiliária como elemento central na reconfiguração das cidades brasileiras. Anais: Encontros Nacionais da ANPUR, v. 15, 2013.

SANTORO, P. F. Perímetro urbano flexível, urbanização sob demanda e incompleta: o papel do Estado frente ao desafio do planejamento da expansão urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 16, n. 1, p. 169-187, 2014.

SMITH, N. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano. GEOUSP: espaço e tempo. 2011 Apr 7(21), pp. 15-31.

TOPALOV, C. Os saberes sobre a cidade: tempos de crise?. In: Espaço e Debates no 34 Ano XI 1991, PP. 28-38.

VARGAS, H. C. O Espaço terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001. Cap. 2 – Localização do terciário num contexto de mudança.

VILLAÇA, F. Espaco Intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998. Cap. 1 – Introdução, Cap. 2 – Espaço Intra-urbano este desconhecido, Cap. 12 – Segregação e estruturação do espaço intra-urbano e Cap. 13 – Reflexões finais.

ZUQUIM, M. de L . Urbanização de assentamentos precários no município de São Paulo: quem ganha e quem perde?. In: II ENANPARQ Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012, Natal. Teorias e práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas. Natal: EDUFRN, 2012.

 

Código
Créditos
Área de Concentração