Tecnologia da Cor no Projeto Arquitetônico

Geral Aprofundar os estudos sobre a cor, principalmente nos seus aspectos tecnológicos, e sua inserção no projeto arquitetônico. Específicos Desenvolver análise conceitual das principais teorias e estudos sobre a cor visando fornecer subsídios para uma maior compreensão do tema. Estudar a abordagem feita por alguns arquitetos e movimentos arquitetônicos com relação às cores através de estudos de projetos arquitetônicos, textos e manifestos. Pesquisar critérios utilizados na definição cromática de projetos arquitetônicos, tanto nos seus aspectos externos como internos, assim como as formas de especificação adotadas nos projetos executivos . Discutir os principais sistemas de notação cromática utilizados, assim como os adotados pela indústria de materiais de construção, principalmente de tintas. Fornecer subsídios específicos às pesquisas desenvolvidas pelos alunos de mestrado e doutorado.

A disciplina coloca a cor no centro das discussões do projeto arquitetônico, visando a busca de conceitos e desenvolvimento de métodos de inserção no projeto. No processo perceptivo do objeto arquitetônico, assim como consequentemente também no processo conceptivo, as cores são elementos não separados, mas integrados. São sensações humanas primárias para tudo perceptível pelos olhos, inclusive o espaço (BIRREN, 1961). Ao procurar materializar através de representações gráficas ou digitalizadas o projeto concebido, encontra o arquiteto ferramentas e normas que possibilitam a compreensão das suas idéias, no que tange aos aspectos volumétricos e funcionais. Em função da dificuldade dessas ferramentas em lidar com a questão da cor, as visualizações geradas são normalmente distorcidas, podendo gerar uma falsa idéia do objeto concebido, em relação aos seus aspectos formais, relações com o entorno e do espaço resultante. Por ser tema de relevância no ensino e na prática da arquitetura, a disciplina se insere no curso visando fornecer subsídio à pesquisa dos alunos, assim como discutir elementos que possam a vir aperfeiçoar o processo de fazer arquitetura.

CONTEÚDO: (Ementa) 1. conceituação de cor : revisão das principais teorias e os princípios de tecnologia da cor; 2. análise histórica do uso da cor na arquitetura e as formas de representação em projeto; 3. Os sistemas cromáticos (Munsell, CIE entre outros) e os atuais sistemas tintométricos e a utilização na especificação cromática no projeto arquitetônico; 4. Estudos de casos, através de seminários baseados em textos selecionados e análise de projetos arquitetônicos definidos no decorrer do curso.

ALBERS, Josef, Interaction of Color, New haven / Yale University, 1963 ANTER, Karen Fridell. What Color is the Red House. tese de doutorado. Estocolmo: KTH, 20

Participação em seminários •Através de trabalho a ser desenvolvido no decorrer da disciplina

BURSATIN, Manlio, A History of Color – Shambhala, London – 1991
KOOLHASS, Rem, FOSTER, Norman, et alt, COLOUR – Birkhauser, Berlin, 2001