Razão e ser das manifestações patológicas prediais

Um sistema construtivo adequado permite que os espaços criados mantenham-se seguros, resistentes e duráveis quando sujeitos às forças da gravidade, dos ventos, das águas e até mesmo dos sismos e dos agentes de degradação, inclusive o tempo cronológico. A razão mais eloqüente da importância desse tema para os profissionais da Arquitetura é promover sua intuição e capacidade analítica sobre o comportamento, o desempenho e a qualidade dos sistemas construtivos, pois são eles que, direta ou indiretamente, estabelecem a estratégia construtiva. Em grande parte das obras, é o arquiteto que designa as formas espaciais, estabelece a essência da tipologia estrutural, define os materiais estruturais e induz a escolha do processo construtivo. A disciplina propõe conscientizar o aluno a compreender a natureza e potencialidade dos materiais e das estruturas, reconhecer as leis matemáticas, físicas e químicas interpretativas dos fenômenos naturais e as integrar à sua formação e competência no domínio da Arquitetura. Busca-se criar na sua forma mental, a necessidade metodológica de entender qualquer manifestação patológica da edificação, separadamente, como sabiamente ensinava Da Vinci, isto é, entendendo as causas e aplicando a correção.

AUT0139
Natureza