Daniela Kutschat Hanns

É professora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde atua na Graduação em Design, na Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. É Vice-coordenadora do Labvisual da FAU-USP. Pesquisadora de processos projetais e modos de produção nas áreas de arte, design, arquitetura e urbanismo com foco em criatividade e inovação. Investiga, ainda, modelos e iniciativas colaorativas voltadas ao social e qualidade de vida que envolvem o desenvolvimento de produtos e serviços em plataformas digitais. Elementos para pesquisa são cognição, design, computação, serviços e sistemas e tecnologias de informação e comunicação para a inovação. É co-autora do livro #consumo_tecnológico (Hagrado, 2015) e é co-organizadora do livro ?Mídias multiplicação e convergências? (SENAC, 2009), entre outras publicações. Participou das exposições: ARQUINTERFACE (2015); Arte Computacional e UVM, CCBB, Brasília (2015); Itinerância Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú 1911-2011 (2015-2011); 4th Moskow Biennale of Contemporary Art (2011); Inside [art and science] (2009); Synthetic Times: Media Art China (2008); Interconnect: between attention and immersion, ZKM (2006), entre outras. Obteve prêmios e bolsas como: Rumos Dança Itaúcultural, em colaboração com Clube Ur=HoR, (2009); Beall Centre for Art and Technology (2005); Transitio MX (2005); Prêmio Sergio Motta 4ª Edição (2004); Itaú Transmídia (2003), Bolsa VITAE (1998), Bolsa UNESCO-ASCHBERG (1997). Fez Residência Artística no Centre for Advanced Inquiry in the Interactive Arts e Science, Technology and Art Research Group (CAiiA-STAR) no Reino Unido (1998). Membro do Comitê Editorial do Periódico InfoDesign. Está implementando rede colaborativa de intercâmbio de alunos de mestrado e doutorado entre a Design Skolen Kolding, Dinamarca e a FAUUSP. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4560
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7439277374201617
Currículo Resumido

É professora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde atua na Graduação em Design, na Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo. É Vice-coordenadora do Labvisual da FAU-USP. Pesquisadora de processos projetais e modos de produção nas áreas de arte, design, arquitetura e urbanismo com foco em criatividade e inovação. Investiga, ainda, modelos e iniciativas colaorativas voltadas ao social e qualidade de vida que envolvem o desenvolvimento de produtos e serviços em plataformas digitais. Elementos para pesquisa são cognição, design, computação, serviços e sistemas e tecnologias de informação e comunicação para a inovação.

É co-autora do livro #consumo_tecnológico (Hagrado, 2015) e é co- organizadora do livro ?Mídias multiplicação e convergências? (SENAC, 2009), entre outras publicações. Participou das exposições: Arte Computacional e UVM, CCBB, Brasília (2015) . Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú 1911-2011 (2014); 4th Moskow Biennale of Contemporary Art (2011); Inside [art and science] (2009); Synthetic Times: Media Art China (2008); Interconnect: between attention and immersion, ZKM (2006), entre outras. Obteve prêmios e bolsas como: Rumos Dança Itaúcultural, em colaboração com Clube Ur=HoR, (2009); Beall Centre for Art and Technology (2005); Transitio MX (2005); Prêmio Sergio Motta 4a Edição (2004); Itaú Transmídia (2003), Bolsa VITAE (1998), Bolsa UNESCO-ASCHBERG (1997). Fez Residência Artística no Centre for Advanced Inquiry in the Interactive Arts e Science, Technology and Art Research Group (CAiiA-STAR) no Reino Unido (1998). Membro do Comitê Editorial do Periódico InfoDesign. Está implementando rede colaborativa entre TU Colonia, Alemanha e de intercâmbio de alunos de mestrado e doutorado entre a Design Skolen Kolding, Dinamarca e a FAUUSP.

Principais Projetos
  • 1. cidadania em rede no Brasil: ações, serviços, aplicativos e práticas colaborativas voltados à cidade, ao cidadão e à qualidade de vida
    Descrição: Estudo e análise de aplicativos, produtos, serviços, redes sociais e práticas para as plataformas digitais com foco em propostas, práticas cocriativas e colaborativas, ações sociais e sistemas para o cidadão e a cidade.
  • 2. práxis criativa e estudo de métodos, processo e percursos da criação em projeto: design, arte e arquitetura
    Descrição: Estudos sobre criatividade por meio de processos e resultados projetuais nos campo de design, arte e arquitetura. Investigação acerca de percursos e procedimentos de criação a partir de métodos, técnica e práticas criativas em projeto, com ênfase em mecanismos que envolvem cognição, percepção, memória e repertório; inclui aspectos como fantasia, imaginação, inventividade e inovação.
  • 3. Memória Gráfica Paulistana: desenvolvimento de base de dados sobre os primórdios da impressão com tipos móveis na cidade de São Paulo
    Descrição: Este projeto tem como meta o desenvolvimento de nova versão para o site Tipografia Paulistana , através do qual a base de dados será disponibilizada ao público. O principal desafio a ser enfrentado é o de aprimorar os processos de coleta, tratamento e disponibilização de dados referentes a pesquisa sobre aspectos históricos da linguagem visual, em particular o registro, organização e o acesso de dados sobre impressão com tipos móveis. A solução dada a este problema deve apontar caminhos para a otimização de processos de organização e visualização de dados relacionados a técnicas de mapeamento de dados históricos georreferenciados, e de visualização de repertórios ou coleções de tipos de impressores do passado, que interessarão a outros pesquisadores que lidam com história da tipografia e temas similares.
Departamentos
Disciplinas da Pós-Graduação