Vera Pallamin

Professora livre-docente, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FAU e FFLCH – USP). Realizou Mestrado e Doutorado na FAUUSP e conduziu pesquisas de pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA) e na Università degli Studi di Firenze (Itália), voltadas para a relação entre arte e esfera pública. É docente junto à FAUUSP, orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público, cidade contemporânea e arquitetura, arte e esfera pública, arte urbana. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4564
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1625215791884412
Currículo Resumido

Professora livre-docente, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FAU e FFLCH – USP). Realizou Mestrado e Doutorado na FAUUSP e conduziu pesquisas de pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA) e na Università degli Studi di Firenze (Itália), voltadas para a relação entre arte e esfera pública. Atua principalmente nos seguintes temas: cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público, cidade contemporânea e arquitetura, arte e esfera pública, arte urbana.

Principais Projetos
  • 1. Criação e resistência: tensões e cruzamentos contemporãneos entre o estético e o político;
  • 2. Urbanização e mundialização: novos processos de produção do espaço urbano (junto ao NAPURB);
  • 3. Fenomenologia e paisagem: espaços de transitividade em intervenções associadas ao paisagismo e á arte contemporâneos (junto ao LABPARC).
Publicações

 

Arte, Cultura e Cidade

arte_cultura_e_cidade

ARTE, CULTURA E CIDADE: aspectos estético-políticos contemporâneos
Os textos aqui reunidos tratam de relações contemporâneas entre cidade, cultura e arte, organizando-se em torno de três núcleos interligados: o primeiro diz respeito à relação entre o estético e o político; o segundo, à relação entre cidade, arquitetura, espaço público e cultura urbana; e o terceiro, à arte urbana.
Livro publicado em 2015 pela Annablume Editora, onde esta disponível.

LIVRO

 

Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana

capa_cidade_cultura

LIVRO

"Existe cidade sem cultura? A cultura é intrínseca à cidade? O que microeletrônica tem a ver com cultura? Estas são algumas das questões colocadas nesta obra que discute o papel do 'capital simbólico' representado pela cultura urbana na sociedade contemporânea.
Fruto de um seminário realizado em 2000 no Instituto Goethe, São Paulo - em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - as reflexões aqui apresentadas tratam das questões relativas à dinâmica dos atuais processos de 'culturalização', afetando relações sociais, políticas e econômicas (...) e incluindo aspectos das políticas culturais e estratégias de incremento da cultura na cidade, via arte, arquitetura e projetos de revitalização urbana". Livro publicado em 2002 e em 2a edição em 2011, pela Editora Estação Liberdade, São Paulo.

Arte Urbana

Capa arte urbana

LIVRO

ARTE URBANA São Paulo: Região Central (1945 – 1999)
Obras de caráter temporário e permanente
Este livro foi originalmente organizado em texto e CD-Rom. O texto trata da conceituação sobre arte urbana e processos de estetização contemporâneos, sintetizando uma reflexão sobre práticas artísticas e suas relações com as transformações qualitativas dos espaços públicos. O CD-Rom, que porta propriamente o conteúdo intitulado deste trabalho, foi concebido de modo a propiciar o cruzamento entre três eixos: referências urbanas, referências artísticas e autores/obras.
Livro publicado em 2000 pela Annablume Editora (esgotado).


Para assistir aos videos, Clique aqui.

 

Textos Diversos

Disciplinas da Graduação
Disciplinas da Pós-Graduação