fau
ensino
pesquisa
cultura e extensão
 
eventos
concursos
defesas
home  contato  mapa do site  usp
 
   
I
I


seções técnicas de apoio
infofau
gti
lcg
pedidos de manutenção
procedimento para compra


 
INFOFAU - Seção de Informática FAU
 

Funções da Seção de Informática e da Comissão (GTI)

- Junto à Comissão de Informática, auxiliar no estabelecimento de métodos, métricas e regras internas e externas a fim de permitir o correto exercício das atividades pelos membros da equipe do Infofau.
- Zelar pelo cumprimento nas normas de utilização e segurança estabelecidas pelos órgãos centrais de tecnologia da USP.
- Manter-se atualizado quanto à processos gerenciais, métricas, metodologias, tecnologias, processos e métodos de todas as atividades desenvolvidas no Infofau ao buscar por informações e solicitando cursos de atualização ou de novas tecnologias.                                                                                                                    

Redes/Servidores

- Especificar, instalar, gerenciar, manter e operar os servidores que executam serviços e sistemas para o uso da unidade tais como servidor de domínio, demonitoramento da rede, sistemas web, de banco de dados entre outros.
- Especificar, instalar, gerenciar, manter e operar os equipamentos centralizados da rede da unidade, de dados e de telefonia, da FAU, de acordo com padrões de qualidade e das normas de segurança.
- Algumas das principais atividades são o planejamento, monitoramento e controle dos serviços de rede e servidores bem como das aplicações que dependem dessa infraestrutura. O planejamento é voltado para o projeto de aquisição, instalação e para maximizar o desempenho, aprovisionar recursos, minimizar falhas, documentar e manter configurações, além de zelar pela segurança dos elementos que compõem a rede de comunicação.
- Manter-se atualizado quanto à tecnologias, processos e métodos da atividade desenvolvida ao buscar por informações e solicitando cursos de atualização ou de novas tecnologias.                                                                                                

Suporte/Manutenção

- Manter equipamentos de hardware (microcomputadores, impressoras, no-breaks, notebooks, dentre outros) pertencentes à unidade, conforme requerimentos e especificações dos serviços a que se destinam.Fornecer suporte aos usuários (professores e funcionários) quanto ao uso de funções básicas dos equipamentos, softwares básicos e aplicativos, no que tange à correta e plena utilização dos recursos de tecnologias da informação.
- Diagnosticar, analisar e solucionar problemas de hardware e software.
- Manutenção do parque computacional da unidade, instalação de software, instalação e configuração de equipamentos e senhas de acesso aos recursos computacionais.
- Suporte ao uso de e-mail, rede sem fio e sistemas internos. Instalação de Sistemas USP-RECAD nas áreas Administrativas e Acadêmicas que necessitem uso.
- Auxiliar a Seção de Compras ao fazer a especificação de equipamentos de informática que necessitem ser adquiridos a partir de requisitos fornecidos pelo solicitante do equipamento.
- Participação em Pregão de Equipamentos e Materiais de Informática para teste e aceitação dos produtos oferecidos.
- Entrevistar, selecionar e acompanhar as atividades dos monitores da sala pró-aluno. Orientar, supervisionar e acompanhar o desempenho de atividades de estagiários.
- Manter-se atualizado quanto à tecnologias, processos e métodos da atividade desenvolvida ao buscar por informações e solicitando cursos de atualização ou de novas tecnologias.                                                                                                

Desenvolvimento Web

- Gerenciar e conduzir projetos de análise, desenvolvimento, implantação, adequação, treinamento e manutenção de sistemas web e demais web sites.
- Quanto aos projetos de desenvolvimento de sistemas, envolve as atividades de analisar necessidade de desenvolvimento de sistemas, entrevistar solicitantes e usuários para levantamento de requisitos, bem como a elaboração de documentação estabelecida, criação de documento de requisitos de sistemas a serem desenvolvidos.
- Desenvolver sistemas web utilizando tecnologias apropriadas e que disponham de documentação e referência de padrão de qualidade a ser seguido.
- Fazer documentação do sistema, mantendo o código-fonte claro, documentado e integrado a sistema de controle de versão.
- Modelar, criar e manter bases de dados a serem usadas pelos sistemas web. Instalar sistemas e softwares Open-source utilizados pela unidade e, se necessário, manter e adaptar para as necessidades da unidade, priorizando para que o sistema não fique impedido de receber novas atualizações.
- Acompanhar o funcionamento dos sistemas web em uso pela unidade, solucionando falhar ocorridas durante sua utilização.
- Realizar relatórios para a área acadêmica a partir da base de dados replicada USP. Orientar, supervisionar e acompanhar o desempenho de atividades de estagiários de desenvolvimento, quando houver.
- Manter-se atualizado quanto às tecnologias, processos e métodos das atividades desenvolvidas ao buscar por informações e solicitando cursos de atualização ou de novas tecnologias.                                                                                                


Expediente

T 55 11 3091 4565 / 3091 4521
T 55 11 3091 8710
e-mail: infofau@usp.br

Harley Macedo
chefe de seção técnica

Edson A. de Moura
Renata Lopes Rosa
analistas de sistemas


Claudio F. Sarti
José Fernando N. dos Santos
Messias P. dos Santos
Monica Cardoso Muchon
Rafael Barbosa da Silva

Robson A. de Amorin (Higienópolis - Pós-Graduação)
técnicos de informática


Horário
Período letivo
De segunda a sexta das 7:00 às 21:00

Período de férias:
De segunda a sexta das 7:00 às 18:00