TFG – Trabalho Final de Graduação

Até o ano de 2007, o TFG da FAUUSP, que era formalmente uma disciplina do Depto. De Projeto, era coordenado pela Câmara de TFG (CaTFG), subordinada diretamente à Comissão de Graduação, de composição paritária, com cinco professores representando os três Departamentos da FAUUSP e cinco representantes dos alunos. A CaTFG era responsável todas as tarefas administrativas ligadas ao funcionamento do TFG, como a coordenação operacional das atividades de orientação, dos dossiês de TFG, da composição das bancas, as comissões de seleção dos diferentes concursos de TFGs, a solução de pendências e problemas administrativos, etc.

Além disso, CaTFG realizava, a cada ano, o Dia do TFG, que apresentava à comunidade da FAU os trabalhos produzidos (e que continua atualmente como parte das atividades do TFG), e editou a publicação eletrônica dos TFGs da FAU, disponível no site TFG Online (clique aqui)

A partir de 2007,a estrutura do TFG da FAUUSP foi reformulada, em decorrência de um processo de discussão de vários anos, que havia sido lançado por iniciativa dos alunos. A principal reivindicação era a de que o TFG se tornasse uma disciplina anual (e não mais semestral), atrelada não mais apenas ao Depto. De Projeto, mas sim de caráter interdepartamental. Os alunos também solicitavam que o TFG oferecesse atividades que visassem subsidiar a produção dos alunos.

Assim, o TFG da FAU é composto atualmente pelas disciplinas semestrais TFG 1 e TFG2, que são interdepartamentais, vinculadas à Comissão de Graduação (ver ementas clicando aqui). Essas disciplinas tornaram o TFG anual, e se organizam no Grupo de Disciplinas de TFG 1 e 2, que têm 2 professores de cada Departamento da FAUUSP. Para manter a paridade da antiga câmara, os professores convidaram o GFau a manter até 6 representantes discentes no grupo de disciplinas.

As disciplinas hoje propõem uma série de atividades de cunho pedagógico-didático, buscando dar apoio aos alunos na realização do seu TFG, e subsidiar suas discussões. Também propõe aproximar as atividades de orientação, convidando os professores-orientadores a tomar parte de suas atividades. As avaliações dessas disciplinas são hoje uma composição das notas dadas pelos professores da disciplina e a nota dada pelo orientador, ou no caso do TFG2, pela banca final.

O Grupo de Disciplinas do TFG 1 e 2 conta com o apoio de uma secretária e de um aluno bolsista.

Marcação de Bancas | 1º sem. de 2016 | Atualizado em 16.02.16

Após a reserva da sala e horário, a Ficha de Marcação já preenchida deve ser entregue na secretaria do TFG com antecedência.

Inscrição TFG I | 2º sem. de 2016 | Atualizado em 03.08.16

A Ficha de inscrição para o TFG I já esta disponível.

Inscrição TFG II | 2º sem. de 2016 | Atualizado em 03.08.16

A Ficha de inscrição para o TFG II já esta disponível.

Início das atividades | 1º sem. de 2016 | Atualizado em 16.02.16

O calendário deste semestre está disponível no menu ao lado.
Nesta página estão contidas todas as informações relacionadas às disciplinas de TFG. Todas as informações, listagens ou alterações de datas serão avisadas aqui. As fichas de inscrição e demais arquivos para download se encontram na seção downloads.
Há também o TFG Online, a publicação eletrônica dos TFGs da FAU, constantemente atualizada pelo grupo de disciplinas do TFG.

De segunda a sexta-feira, das 13hàs 16h. Empréstimos até 21h15.

T 55 11 3091 4568

e-mail: tfg-au@usp.br