Alunos Estrangeiros – Incoming

A FAUUSP recebe alunos de instituições parceiras no exterior por um ou dois
semestres, a depender da natureza do convênio entre ambas, tanto no curso de Arquitetura quanto no de Design.
Os cursos de Arquitetura e Design na FAUUSP têm duração de cinco anos. O curso de Arquitetura tem aulas nos períodos da manhã e tarde (das 08h00 às 18h00) e o curso de Design é no período noturno (19h00 às 22h30).
Sobre os créditos: 1 crédito aula equivale a 15 horas e 1 crédito trabalho, 30 horas.
A instituição de origem, quando do retorno do aluno, faz uma análise dos créditos e horas completados pelo aluno durante o intercâmbio, para contabilizá-los no seu próprio sistema.
O ano letivo da FAUUSP se inicia no início do ano, normalmente no final do mês de fevereiro. O calendário acadêmico pode ser acessado no Jupiterweb: uspdigital.usp.br/jupiterweb

Inscrição

Para pleitear uma vaga como intercambista na FAU, a instituição de origem deverá fazer sua nomeação online via sistema Mundus (uspdigital.usp.br/mundus)
Tendo sido selecionado por sua instituição de origem, o aluno intercambista receberá um e-mail com as instruções para completar sua inscrição no Mundus. É dever do aluno providenciar a documentação necessária.

Obs.: O aceite dependerá do número de alunos interessados no semestre, uma vez que o convênio prevê a troca mútua do mesmo número de alunos entre as instituições.

Prazos

  • Para o primeiro semestre (fevereiro a junho): inscrição online de 01/Agosto até 15/Outubro
  • Para o segundo semestre (agosto a dezembro): inscrição online de 01/Março até 05/Maio

Documentos necessários

Uma cópia digital – e legível – dos seguintes documentos será necessária para a inscrição:

  • 1. Carta de recomendação escrita por um professor da universidade de origem;
  • 2. Contrato de Estudos (assinado e carimbado pela universidade de origem): Contrato;
  • 3. Histórico escolar oficial e sua tradução simples para o Português (assinada e carimbada pela universidade de origem);
  • 4. Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais (deve ser válido para o período de intercâmbio na USP);
  • 5. Uma foto em formato “.jpg” (tamanho 50Kb).

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

Acomodação

A Universidade não dispõe de alojamento para estudantes estrangeiros. No caso dos alunos intercambistas, a CCInt orienta os alunos procurarem informações no programa Info Housing. Ou então se cadastrar no programa USP iFriend.

Curso de Português para Estrangeiros

Não há exigência formal de conhecimento prévio do português, mas todas as aulas são ministradas no idioma.
O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. Informações pelo site www.fflch.usp.br/cl ou pelo e-mail: clport@usp.br.
Além desse curso a USP oferece um curso de português online: http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/cursos/cursos-a-distancia/curso-de-portugues/

Alimentação

Na USP há os Restaurantes Universitários, conhecidos com “bandejões”. Os Bandejões oferecem café da manhã, almoço e jantar à comunidade USP. O preço das refeições pode ser consultado no link abaixo: http://sites.usp.br/sas/precos/

AUCANI

Mais informações sobre intercâmbio na USP podem ser obtidas no site da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional): http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/incoming/graduacao/mobilidade-estrangeiros/

Guia de Boas Vidas

Documentos Brasileiros