Aos Alunos Estrangeiros

A FAUUSP recebe alunos de instituições parceiras no exterior por um ou dois semestres, a depender da natureza do convenio entre ambas, tanto no curso de Arquitetura quanto no de Design. Os prazos para envio de documentos costumam girar em torno, para alunos interessados em intercâmbio no primeiro semestre, do mês de outubro e, para alunos interessados em intercâmbio no segundo semestre, do mês de março – lembramos que, seguindo o calendário brasileiro, o ano letivo da FAUUSP se inicia em fevereiro.

Prazos

Para pleitear uma vaga de intercambista, é necessário enviar a documentação até:

  • Para o primeiro semestre (fevereiro a junho) é 05 de outubro
  • Para o segundo semestre (agosto a dezembro) é 05 de maio

Os cursos de Arquitetura e Design na FAUUSP têm duração de cinco anos e 1 crédito aula equivale a 15 horas e 1 crédito trabalho, 30 horas. A instituição de origem, quando do retorno do aluno, faz uma análise dos créditos e horas completados pelo aluno durante o intercâmbio, para conformá-los a seu próprio sistema.

Tendo sido selecionado por sua instituição de origem, o aluno intercambista deverá providenciar a documentação necessária e enviá-la à Comissão de Cooperação Internacional Central da USP, na Reitoria que ficará a cargo da emissão da Carta de Aceitação.
Obs.: O aceite dependerá do número de alunos interessados no semestre, uma vez que o convênio prevê a troca mútua do mesmo número de alunos entre as instituições.

Documentos necessários

  • Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela Instituição de origem;
  • Cópia do passaporte (folhas preenchidas);
  • Duas fotos 3 x 4 – uma no formulário e uma digitalizada em formato JPG;
  • Plano de estudos com as disciplinas que pretende cursar na USP. Para montar seu plano de estudos: Clique aqui
  • Histórico Escolar de nível superior, com tradução simples para a Língua Portuguesa e reconhecido pela universidade de origem;
  • Uma carta de recomendação de um docente do aluno da instituição de origem;
  • Ficha de inscrição para alunos estrangeiros (On-line application form for exchange students).

O endereço para o envio desta documentação é:

CCInt – Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo
Rua do Anfiteatro, 181 – Favo 16 – Colméia – Cidade Universitária – São Paulo/SP – Brasil
CEP 05508-060

No ato da matrícula, serão necessários:

  • Cópia do seguro saúde/cópia do seguro de vida;
  • Cópia do passaporte, com Visto de Estudante (Temporário IV).

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

Acomodação

A Universidade não dispõe de alojamento para estudantes estrangeiros. No caso dos alunos intercambistas, a CCInt oferece orientação através do Programa de Homestay, ajudando o aluno a localizar um alojamento com maior facilidade – email: ccintmoradia@usp.br

Curso de Português para Estrangeiros

Não há exigência formal de conhecimento prévio do português, mas as aulas se dão todas no idioma. O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. Informações pelo site www.fflch.usp.br/cl ou pelo e-mail: clport@usp.br.

Alimentação

Os Bandejões oferecem almoço e jantar à comunidade USP. O preço das refeições, o cardápio semanal e informações sobre outros Restaurantes estão disponíveis em USP Coseas

Turistagem

Blog administrado por alunos da FAU, com apoio da CCInt, para informar os alunos intercambistas não apenas sobre a Universidade, mas sobre a vida em São Paulo como um todo: Turistagem