Novidades


Intercâmbio na Alemanha

Comunicação importante para Estudos na Alemanha

Por meio do Centro Brasileiro em Tubingen, informamos que, conforme acordo internacional vigente entre Brasil e Alemanha, brasileiros que vão para estudar não necessitam de visto prévio, ou seja, bastam ter o passaporte. O visto pode ser solicitado na Alemanha mesmo, mediante documento de inscrição “Zulassung” na universidade ou em algum curso do idioma alemão.

Muitos estudantes enfrentam dificuldades para entender as informações sobre a universidade, a moradia, a cidade, etc. devido ao pouco conhecimento do idioma alemão. Sendo assim, o centro está disponível para orientação a quem for à região de Baden-Württemberg pelo brasilien-zentrum@uni-tuebingen.de.

Na Alemanha, há muitos centros brasileiros de recepção acadêmica. Por isso, é de extrema importância que os brasileiros recorram a essas unidades para qualquer informação ou ajuda antes e durante a mobilidade.

Caso o estudante opte por viajar sem visto prévio, o consulado alemão recomenda que isso seja feito através de um voo direto para a Alemanha, para evitar problemas na imigração de outros países. A informação abaixo está na página https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/visto/vistolongaduracao/1048682#content_0

1. Entrada através de um país terceiro: A experiência tem mostrado que muitas vezes ocorrem problemas no controle de fronteira e até mesmo a proibição de entrada quando nacionais brasileiros viajam para a Alemanha com o objetivo de residência permanente sem visto através de outro país (inclusive no espaço Schengen). Isto se deve principalmente ao fato das regulamentações especiais alemãs não serem do conhecimento das autoridades fronteiriças estrangeiras e os viajantes não poderem provar que têm o direito de entrar na Alemanha para uma estadia mais longa sem visto. Portanto, recomendamos reservar um voo direto para a Alemanha para evitar problemas na entrada. Alternativamente, o visto pode ser solicitado com antecedência na representação consular alemã localmente responsável.


 

 

 

 

 

 


ORIENTAÇÕES - CORONAVÍRUS

.

INCOMING. Membros da USP que estejam retornando do exterior ou visitantes estrangeiros vindo para a USP, em particular da China e países onde haja confirmação de transmissão do Coronavírus, devem seguir as recomendações locais das autoridades sanitárias e de saúde, bem como dos respectivos governos quanto aos procedimentos cabíveis.

OUTGOING. Aqueles com previsão inicial de viagem próxima devem também observar as recomendações dos governos dos países para os quais se dirigem. Cabe ressaltar que as bolsas concedidas pela AUCANI serão mantidas podendo ser usadas em outras oportunidades, assim que retomada a normalidade. Caso já tenham sido efetuadas as compras de passagens aéreas, os interessados deverão tratar do ressarcimento com as companhias aéreas.

O Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Universitário (HU) poderão ser procurados por aqueles que apresentarem sintomas, e recomendam o seguinte site para maiores informações: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

Fonte:
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/destaques/orientacoes-coronavirus/