A FAU inicia as suas comemorações de 70 anos (1948-2018)

No dia 21 de junho de 1948, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Lei nº 104, promulgou a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, reconhecendo como suas principais finalidades: “ministrar o ensino da Arquitetura e Urbanismo, visando a formação de profissionais altamente habilitados; realizar estudos e pesquisas nos vários domínios técnicos e artísticos que constituem o objeto de seu ensino”.

Assim, a partir de 1949, no belo casarão Art Nouveau da rua Maranhão, generosamente doado pela família Álvares Penteado para este fim, inicia-se o novo curso de Arquitetura e Urbanismo da USP, que sucede ao curso de engenheiro-arquiteto ministrado desde fins do século XIX na Escola Politécnica. Em 1969, as atividades do curso de graduação transferiram-se para o novo prédio construído na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, projeto do eminente arquiteto João Batista Vilanova Artigas e que é uma importante referência para a Arquitetura moderna brasileira. Em 1972 iniciam-se, na Vila Penteado, os primeiros cursos regulares de pós-graduação stricto-sensu em Arquitetura (Estruturas Ambientais Urbanas) no Brasil. Em 2006 a FAU passa a contar também com a graduação em Design e a partir do próximo ano haverá também o curso de mestrado em Design.

Atualmente, a FAU conta com cerca de 1384 alunos de graduação em seus cursos e com 679 alunos de mestrado e doutorado e é amplamente reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seu ensino e sua pesquisa. A biblioteca da FAU tem o mais completo acervo de Arquitetura, Urbanismo e Design do país e cuida de uma coleção iconológica de quase meio milhão de peças que preservam parte importante da História arquitetônica e urbanística brasileira. As instalações da FAU abrigam amplo espectro de laboratórios de ensino e de pesquisa, estes em geral apoiados por instituições de fomento do Brasil e do exterior. Vem sendo desenvolvido na Faculdade extenso programa de internacionalização por meio de variados convênios e intercâmbios.

Como faculdade ligada a uma Universidade pública do Estado de São Paulo, ela tem atendido sua missão de primar pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Em todas suas atividades, a FAU também reitera seu inafastável compromisso com as melhores causas da justiça social, do desenvolvimento e da cultura no Brasil.

É destarte com alegria e orgulho que agora a FAU inicia a comemoração de seu septuagésimo aniversário. A primeira iniciativa é a de neste e no próximo ano, nos painéis eletrônicos distribuídos pelo campus Butantã da Cidade Universitária, nos e-mails institucionais, nos papéis timbrados e nos envelopes, será utilizado um selo comemorativo, elaborado por um professor da faculdade.

Ao longo deste ano, haverá várias atividades e eventos voltados à comemoração da efeméride. À medida que haja confirmação, a Comunicação da FAU divulgará o calendário à comunidade USP. Para saber isso e muito mais, siga-nos em nossas redes sociais.

——————-

Seção Técnica de Assistência e Divulgação Institucional / ADI