Guia Da Universidade De São Paulo – Uma proposta de aplicativo para smartphone da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira

Resumo:

Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma proposta de guia da Universidade de São Paulo (USP), em formato de aplicativo para smartphone, voltado ao público de seu principal campus – a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO). Assim, estão compreendidos nesse material: (a) uma pesquisa sobre a USP e a CUASO; (b) um preparo de inventário sobre o que existe no campus, os tipos de informação e os recursos de acesso às informações já existentes e disponibilizados ao público pela universidade; (c) uma entrevista feita com uma funcionária do Centro de Informações da CUASO; (d) uma pesquisa quantitativa e qualitativa feita com usuários / frequentadores da CUASO a respeito de suas experiências em relação ao acesso às informações e à localização dentro do campus; e (e) uma pesquisa abordando o que são guias, que tipos existem, que tipos de informação abordam e que recursos utilizam para a organização das informações. A partir dessa primeira etapa de levantamento de dados, foi possível perceber que se fazia necessária uma reestruturação de todo o sistema de informações da Universidade de São Paulo. Assim, o guia seria apenas um dos componentes desse sistema integrado. Uma vez que, entre impresso e digital, verificou-se que a segunda opção era a mais adequada para esse projeto e que se trataria de um aplicativo para smartphone, foi realizado um estudo complementar para a compreensão de aspectos relacionados ao desenvolvimento desse tipo de produto. Nessa segunda etapa, encontram-se: (f) um levantamento a respeito de conceitos e metodologias do Design de Interação, de Interface e de Experiência do Usuário, servindo como base Saffer (2010), Moggridge (2007), Morville (2014), Garrett (2011), Goodwin (2009), entre outros; e (g) um levantamento de aplicativos a serem usados como referência para o projeto. A partir, então, dos levantamentos e estudos mencionados, foi possível traçar os requisitos de projeto e dar início à etapa de desenvolvimento do guia, considerando os seguintes aspectos: personas, arquitetura da informação, funcionalidades do aplicativo, esboços, protótipo de baixa fidelidade, teste com usuários, wireframe e fluxo das telas, tecnologias, identidade visual, layout das telas, ícone do aplicativo e protótipo de alta fidelidade. Como resultado do trabalho, obteve-se o protótipo do guia que busca facilitar o acesso às informações necessárias sobre a Cidade Universitária, apresentando-as de maneira clara e organizada, assim como, permitir que frequentadores e visitantes se localizem e encontrem locais desejados mais facilmente, melhorando sua experiência dentro do campus.

Autor:
Marcella Monaco Jyo
Orientador:
Profa Dra Daniela Kutschat Hanns
Data de defesa:
2014-1