Mapa Daqui: Sistema Colaborativo de Sinalização para Pedestres em Espaços Públicos

Resumo:

Partindo de uma pesquisa sobre a recente retomada das pautas da qualidade do espaçopublico urbano, sua ocupação, uso e ressignificação, através da ótica de iniciativas e processos colaborativos, ativistase empreendedores, foi desenvolvido um sistema colaborativo de sinalização para pedestres.

Para tal, foi utilizado um método misto, composto de uma primeira fase de pesquisa (teórica, qualitativa, e quantitativa) baseada nos métodosclássicos de design, e um segunda fase de desenvolvimento, baseadaem modelos contemporâneos de construçãoágil de startups. Através desse método, 4 ciclos de construção, aferição, e aprendizado foram realizados, permitindo que a complexidade e efetividade do modelo proposto fossem gradualmente certificadas e ampliadas.

O resultado e? um website funcional que permitea qualquer cidadão fazer o download de pecas de sinalização de baixo custo, específicas para o espaço público do seu bairro. Ao serem instaladas, essas peças informam os pedestres sobre os arredores, assim como abrem espaço para intervenções diretas que ajudama mapear pontos de interesse daquela comunidade naquele espaço, sejam eles comerciais, culturais, de serviço ou de importância subjetiva.

Ate? o momento de  finalização deste documento, mais de 500 downloads de peças de sinalização foram registradas, em 14 Estados do país.

Autor:
Lucas Neumann de Antonio
Orientador:
Prof. Dr. André Leme Fleury
Data de defesa:
02-2015