Paideia – Tipografia digital como recurso de apoio à alfabetização infantil

Resumo:

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de tipografia digital voltado ao contexto da alfabetização infantil brasileira. O processo de pesquisa foi dividido em duas fases: a primeira, com foco na educação infantil, tem como finalidade identificar o ambiente escolar, os métodos de alfabetização e o contexto geral da educação infantil pública brasileira e, para isso, foram realizadas entrevistas com duas educadoras e visitas à Escola Estadual Pedro Calil Padis. A segunda fase de pesquisa se refere ao estudo da tipografia e suas relações com a alfabetização, de acordo com sua evolução histórica. Fizemos também um levantamento sobre legibilidade, e seus impactos nas tipografias infantis e uma análise dos principais estilos e projetos de fontes produzidos para a educação infantil. No terceiro capítulo apresentamos o desenvolvimento do projeto da fonte a partir dos requisitos decorrentes da fase de pesquisa, alguns esboços de desenho que foram produzidos para definir o partido final da fonte e o andamento do projeto até seu desenho final, que passou por dois testes realizados com as crianças, além de refinamentos no desenho.

Autor:
Isabela Prada Cenedesi