A Área de Concentração, criada em 2002, segue atualizando e aprofundando suas pesquisas tendo como seu objeto a paisagem em suas múltiplos aspectos e abordagens, com ênfase nos espaços não edificados, em seus aspectos conceituais, de projeto, de produção e de apropriação social. Compreende ainda a investigação dos sistemas biofísicos e construídos que condicionam e permitem a sustentação dos ambientes nesse momento de mudanças climáticas, com consequências tão desiguais quanto nossas paisagens.
Desde sua criação seus professores se organizaram em duas linhas de pesquisas.
Uma intitulada Paisagem e Sociedade, que congrega pesquisas que focam mais os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais das paisagens. Abordando temas que buscam a conservação e recuperação de paisagens e projetos paisagísticos; sobre a história da paisagem e do paisagismo; as relações entre paisagem, arte e cultura; as políticas públicas para a paisagem e para os espaços livres; os processos participativos nos espaços livres; e os projetos e os processos de produção e gestão de espaços livres.
A segunda linha de pesquisa é intitulada Sistemas da Paisagem, que investiga as questões mais ligadas aos projetos e políticas que articulam sistemas naturais e antrópicos, sua concepção e suas técnicas. Abordando os temas: dos estudos dos impactos ambientais sobre sistemas naturais e urbanos; a infraestrutura verde; a recuperação de áreas ambientalmente degradadas; os sistemas de espaços livres, os sistemas naturais e a ecologia das paisagens.
Prof. Dr. Fábio Mariz Gonçalves
Coordenador
Profa. Dra. Maria de Assunção Ribeiro Franco
Suplente