O Brasil dos Viajantes: Trinta Anos

Publicado em 5 de setembro de 2025
ADI

De 30/09/2025 a 02/10/2025
Local: Centro MariAntonia

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025, o Grupo de Práticas e Estudos em Curadoria (GPEC) – coordenado pelos professores Agnaldo Farias e Guilherme Wisnik -, em parceria com o Centro Universitário MariAntonia e a FAU USP, realiza o seminário “O Brasil dos Viajantes: Trinta Anos”.

O encontro revisita a histórica exposição homônima realizada no MASP em 1994 sob curadoria de Ana Maria Belluzzo, refletindo sobre seus impactos críticos, historiográficos e curatoriais no cenário contemporâneo. A programação reúne pesquisadoras/es, artistas e curadoras/es que debatem as representações visuais do Brasil ao longo do tempo e suas reverberações nas disputas culturais e políticas atuais.
O evento articula três dias de mesas e conferências, explorando temas como narrativas historiográficas, paisagens em disputa, imaginários insurgentes e práticas artísticas contemporâneas.
O seminário é gratuito e acontece no Centro Universitário MariAntonia (USP). As inscrições, necessárias para certificação, ficam abertas de 05/09 a 28/09/2025. Inscreva-se.