Assistências

Como todas as unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, a FAU tem suas atividades acadêmicas organizadas no âmbito de seus departamentos e comissões. Os três departamentos da FAU correspondem a conteúdos e métodos de corte histórico-crítico, projetual e tecnológico que convergem para a formação do conhecimento em arquitetura e urbanismo, definindo-se portanto no plano da ação profissional e de suas necessidades específicas de formação. Já as comissões, organizadas como entidades inter-departamentais, são estruturadas de acordo com as finalidades acadêmicas da Universidade de São Paulo em seu todo, a saber, ensino de Graduação, ensino de Pós-GraduaçãoPesquisa e Cultura e Extensão Universitária.

Delineia-se, nesses termos, uma organização matricial, segundo a qual os conteúdos específicos fluem pelos departamentos e grupos de disciplinas, enquanto as finalidades acadêmicas se consolidam no âmbito das comissões. O órgão máximo deliberativo da Unidade é sua Congregação, formada por representantes de diferentes categorias docentes, de servidores não docentes e de alunos de Graduação e Pós-Graduação, à parte os membros natos ocupantes de funções de direção e assessoramento superior, quais sejam os chefes de departamentos, os presidentes de comissões, o vice-diretor e o diretor, que preside o Colegiado. É nessa esfera que se tomam as decisões mais importantes da FAU quanto a seus rumos acadêmicos, sobre seu regimento assim como se examinam matérias de qualquer natureza em grau de último recurso no âmbito da Unidade. Para deliberações administrativas sobre matérias já regulamentadas, a instância colegiada é o Conselho Técnico Administrativo – CTA, formado pelos chefes de departamentos, pelos titulares das assistências Administrativa , Acadêmica , Financeira, por representações discente e de servidores não docentes, vice-diretor e diretor, que o preside. As sessões do CTA são ainda acompanhadas pelo Assistente de Direção.

FAU propôs alteração em seu Regimento, em exame pelos órgãos competentes da Reitoria, para que os presidentes de comissões passem a ter assento no CTA. Na estrutura executiva da direção organizam-se a Diretoria, formada pelo Diretor e Vice-Diretora, a Assistência de Direção, as Assistências AcadêmicaAdministrativa e Financeira e o Serviço de Contabilidade. Reportam-se ainda à Diretoria, a Biblioteca, todas as seções técnica de apoio didático e a Seção de Informática. Dada a amplitude e complexidade das atribuições da Diretoria, é praxe na FAU que o Vice-Diretor, à parte a substituição do Diretor em seus impedimentos, responda no dia-a-dia da gestão, por atribuições delegadas.