Revistas

A FAUUSP é responsável pela publicação de quadro revistas. A Revista Pós_Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP abrange as várias áreas de atuação dos docentes e pesquisadores da Faculdade. As revistas Paisagem e Ambiente – Ensaios, LABVERDE e ARA, são revistas produzidas por grupos de pesquisas com temáticas e escopo específicos.
Revista Pós_Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

Editor-chefe: Prof. Leandro Medrano
Editora Associada: Profa. Camila D’Ottaviano

A Revista Pós é um periódico científico internacional, arbitrado e indexado, administrado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Seu objetivo é publicar os resultados de pesquisas, nacionais e internacionais, por meio de artigos inéditos, revisados pelo sistema blind peer review, e assim contribuir para a divulgação da produção científica desenvolvidas nas diversas áreas relacionadas à arquitetura, ao urbanismo e ao design. Foi criada em 1990 e conta com 25 anos de edição sem interrupção. A partir da 37a edição tornou- se uma revista bilíngue (Português e Inglês).
O corpo editorial da Revista Pós é composto pelo Conselho Científico, integrado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida excelência em suas áreas de atuação. Formam um total de 43 membros de praticamente todos os continentes. O Conselho Executivo é constituído por 8 membros e um Editor–Chefe, indicado pela Comissão de Pós-Graduação entre os seus docentes.
Todos os artigos publicados na revista estão disponíveis online, com acesso gratuito através do Portal de Revistas da USP.

Facebook: https://www.facebook.com/revistaposfauusp/
Site: https://www.revistas.usp.br/posfau/index
Email: rvposfau@usp.br

Paisagem e Ambiente – Ensaios

Editores: Prof. Silvio Soares Macedo, Profa. Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima e Prof. Fábio Mariz Gonçalves
Editora Assistente: Andreia Maria Bezerra de Araujo

Revista dedicada à divulgação de pesquisas, projetos e estudos sobre o paisagismo, nos seus diversos campos de atuação: do projeto de paisagismo aos planos de áreas livres, dos estudos históricos às experiências de ensino, das pesquisas acadêmicas – dos mais diversos portes – aos resultados de eventos científicos, trabalhos teóricos e resenhas de livros.
Possui, como focos especiais, os espaços livres urbanos, a questão ambiental, o ensino e o projeto de paisagismo, o desenho da paisagem e o da forma urbana, os fundamentos teóricos e a pesquisa em paisagismo.
A revista é uma publicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), vinculada aos laboratórios Quadro do Paisagismo no Brasil (Quapá), Paisagem, Arte e Cultura (LABPARC), ao Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente (GDPA) do Departamento de Projeto e à Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP.

Site: https://www.revistas.usp.br/paam
Email: paisagemeambiente@usp.br

Revista LABVERDE

Editora: Profa. Maria de Assunção Ribeiro Franco

A Revista LABVERDE é produto da produção científica e cultural do Laboratório Verde (LABVERDE) da FAUUSP. A base científica da Revista LABVERDE, até o momento, apoia-se nas linhas de pesquisa do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design, nas áreas de Paisagem e Ambiente (Sistemas de Paisagem) e Projeto de Arquitetura (Arquitetura e Cidade), com ênfase em sustentabilidade urbana e territorial, e recebe contribuição da área de pesquisa em Silvicultura da ESALQ-USP. As edições da Revista LABVERDE também receberam contribuições de outras universidades do Brasil e do Exterior, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Florestais, Engenharia Ambiental e Geografia.
O foco principal da Revista LABVERDE está na Área de Arquitetura Urbanismo e Design (FAUD-USP). Este periódico eletrônico estrutura-se na produção de artigos científicos, depoimentos, entrevistas e ensaios e, desde o seu surgimento em 2010 até 2018, manteve a publicação em média de dois exemplares por ano. A partir de 2019 a Revista optou por uma edição anual de fluxo contínuo, sistema no qual está se adaptando. A avaliação de sua produção é feita por pareceristas que fazem parte  da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista, bem como de avaliadores ad hoc. Sendo que cada artigo recebe avaliação cega de dois pareceristas e, em caso de pareceres conflitantes, recebe avaliação de um terceiro parecerista que aprova ou não o mesmo.
A partir de 2019 os textos da Revista passaram a ser traduzidos integralmente para a língua inglesa, tornando-se, portanto, um periódico bilíngue Português-Inglês.
O periódico mantém seus 17 periódicos já produzidos disponíveis na web.

Site: https://www.revistas.usp.br/revistalabverde/index
Email: labverde@usp.br

Revista ARA

Editor-chefe: Prof. Luiz Recaman
Editoras Assistentes: Profa. Maria Cecília França Lourenço e Profa. Anna Maria Abrão Khoury Rahme
Editoria de Arte: Profa. Márcia S. Gregori e Profa. Amanda S. Ruggiero

O nome ARA, que designa Tempo no tronco linguístico tupi-guarani, foi eleito também por instituir entes essenciais à vida, entre os quais luz, aurora, nascimento e renovação, como incide todo dia no mundo. Associam-se a estes indicativos, outros, raros na hora atual: lucidez, iluminação, união entre extremos e temporalidade, responsáveis para pensar o Outro na chave de humanidade. Ara compõe inúmeras palavras como prefixo, para nomes de pessoas, ruas, rios e cidades, que recordam um veio submerso, ou seja, o papel fulgurante de várias etnias na formação das Américas.
A Revista ARA situa-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU da Universidade de São Paulo/USP, que revela bela experiência de união entre História, Tecnologia e Projeto, os Departamentos em que se divide, para formar cidadãos, mais que profissionais, a par de diferenças e embates. O Grupo Museu/Patrimônio-GMP, em sua revista, busca temas transdisciplinares para debates, confrontos e trocas. A publicação é bianual, com chamadas para artigos, ensaios e resenhas relacionados.

Site: https://www.revistas.usp.br/revistaara
Email: revistaarafau@usp.br