Diretoria

A administração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo é exercida por sua Congregação, órgão consultivo e deliberativo superior, Conselho Técnico-Administrativo, Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa e Comissão de Cultura e Extensão, comandados pela Diretoria em sua tarefa executiva.

A Diretoria compreende um diretor e um vice-diretor, ambos escolhidos por um colegiado especial da faculdade (o Colégio Eleitoral) integrado por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.

A Diretoria, para o desempenho de suas funções executivas, conta com apoio de assistentes técnicos, que respondem pela Assistência de Direção propriamente dita, pela Controladoria, pela Assistência Administrativa, pela Assistência Acadêmica e pela Assistência Financeira.

Conforme preveem o Estatuto e o Regimento da USP, bem como o Regimento da FAUUSP, os órgãos colegiados da faculdade são compostos por docentes (das várias categorias) e por representantes dos funcionários e do corpo discente, eleitos entre seus pares e respeitando as normas estabelecidas pela legislação competente.

No âmbito acadêmico, a faculdade se estrutura em três departamentos que se complementam e se inter-relacionam: Departamento de Projeto (AUP); Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto (AUH); e Departamento de Tecnologia da Arquitetura (AUT). Complementando a formação dada por estes departamentos, também contribuem para os cursos da faculdade alguns departamentos da Escola Politécnica, da Escola de Comunicações e Artes, do Instituto de Matemática e Estatística e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

Para desenvolver todas essas atividades, a faculdade dispõe de uma estrutura de apoio com as Seções Técnicas de Modelos, Ensaios e Experimentações Construtivas (STMEEC – antigo LAME); de Informações e Produção de Bases Digitais (CESAD); de Produção Editorial (STPROED – antigo LPG); de Audiovisual. Além disso, possui uma biblioteca especializada, abrigando um dos maiores acervos sobre arquitetura, urbanismo e artes da América Latina.

A FAUUSP conta, atualmente, com 105 docentes efetivos, sendo 53 docentes do AUP, 26 docentes do AUH e 26 docentes do AUT; 123 servidores técnicos e administrativos; 1.236 alunos de graduação, sendo 981 de Arquitetura e Urbanismo e 255 de Design; 588 alunos de pós-graduação, distribuídos em dois programas: Arquitetura e Urbanismo e Design.

 

Diretor

Prof. Dr. Eugenio Fernandes Queiroga

Possui graduação (1986), mestrado (1994), doutorado (2002) e livre-docência (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É Professor Associado da FAUUSP, Líder do Grupo de Pesquisa Quadro da Paisagem – QUAPÁ-SEL, Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL (desde 2017) e Vice-Coordenador da mesma rede entre 2006-2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP ( 2017-2018), Presidente da Comissão de Pesquisa da FAUUSP (2014-2016), Vice-Coordenador do Lab QUAPÁ (2006-2018) e dos Projetos Temáticos de Pesquisa sobre sistemas de espaços livres coordenados pelo Lab QUAPÁ (2007-2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (desde 2009). Membro dos conselhos editoriais das revistas: Paisagem e Ambiente (USP),Oculum Ensaios (PUC-Campinas) e Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade (PUC-SP), membro do Conselho Editorial da Coleção Espaços Urbanos da Editora Sulina. Assessor ad hoc do CNPq, CAPES e FAPESP. Possui experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Planejamento Urbano, com ênfase em projetos e consultorias sobre espaços livres públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, sistemas de espaços livres, urbanismo, urbanização contemporânea, espaços públicos e esfera pública.

 

Vice-Diretora

Profa. Dra. Maria Camila Loffredo D’Ottaviano

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (1994). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (2002) e doutora em HABITAT/Arquitetura e Urbanismo (2008) pela FAUUSP. ​Realizou estágio de Pós-doutorado no Department of Urban Planning no Luskin Institute – University of California Los Angeles, UCLA (2017-2018). ​Docente do Grupo de Metodologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde preside a Comissão de Cultura e Extensão. É pesquisadora do Observatório das Metrópoles​ (desde 2004​), onde coordenada a pesquisa Direito à Cidade e Habitação​. ​Tem coordenado e participado de projetos de Extensão Universitária desde 2006. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação​​ e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional-ANPUR (gestão 2021-2023) e Diretora (gestões ​2015-2017 e 2019-2021)​. Entre outras produções​, organizou os livros “Habitação, Autogestão e Cidade” (2021), “Self-build Experience. Institutionalisation, Place-Making and City Building” (2020) e “Além dos Muros da Universidade: Planejamento Urbano e Regional e Extensão Universitária” (2019).

 

Grupo Assessor da Diretoria

O Grupo Assessor da Diretoria foi criado pela Portaria nº 07/2017 tendo como atribuição opinar sobre matérias em sua área de competência e que lhe sejam submetidas pela Diretoria.

Esse Grupo Assessor está constituído pelo Assistente Administrativo, pelo Assistente Financeiro, pelo Assistente Acadêmico e pelo Assistente Técnico de Direção.

Os servidores técnicos e administrativos podem enviar demandas para o e-mail: assessordirfau@usp.br.

Expediente

Eugenio Fernandes Queiroga
Diretor

Maria Camila Loffredo D’Ottaviano
Vice-Diretora

Equipe:
Marcia Regina Bernardes
Assistente Técnica de Direção
assistenciadirfau@usp.br
+55 (11) 2648-1670

Lidiane Paulino Ferreira Costa
Secretária de Unidade de Ensino
fau@usp.br
+55 (11) 3091-4797

Dinarte Gorete Carvalho Homem
Secretária
fau@usp.br
+55 (11) 3091-4796

Horário de atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Links Externos