Processo Seletivo | Como Ingressar

A Pós-Graduação da FAUUSP é na modalidade Stricto Sensu, que compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação.
A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação. O Jornal da USP publicou uma reportagem especial ilustrada sobre os diferentes cursos de pós-graduação na USP. Para saber mais clique aqui.

Importante saber!

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de Mestrado e Doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá um diploma de Mestre ou Doutor.

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. O prazo para o Mestrado na FAU-USP é de 24 meses, e para o Doutorado é de 48 meses. O Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses.
A cooperação acadêmica e científica entre Programas de Pós-Graduação da USP com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras tem sido intensificada. Acordos de cooperação são realizados pela USP com instituições reconhecidas internacionalmente contemplando mobilidade de estudantes e professores para desenvolvimento de estudos e pesquisas, realização de estágios de curta ou média duração, incluindo-se ainda a orientação múltipla entre USP e Instituições estrangeiras. Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo são gratuitos para o aluno. Assim não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém os programas podem estabelecer uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$ 214,00.

Como se inscrever (processo seletivo)

O processo de inscrição na pós-graduação stricto sensu varia conforme o programa escolhido. Para maiores detalhes, consulte o edital do Programa de seu interesse.

Processos Seletivos