FotoVideoFAU

A Seção Técnica de Audiovisual da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP – FotoVideoFAU, tem por finalidade realizar o registro, produção, difusão e preservação de conteúdo audiovisual em sintonia com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela comunidade de alunos, professores, pesquisadores e funcionários da FAUUSP.

Estúdio FotoVideoFAUFoto: Diógenes dos Santos Miranda

O conteúdo audiovisual pode ser originado de qualquer processo técnico, analógico ou digital, por meio de fotografia, som, cinema, vídeo, computação gráfica ou desenho, assim como pela edição e pós-produção desses materiais, gerando resultados que podem ser fotografias, vídeos, instalações visuais, sonoras, projeções múltiplas de imagens e sons, entre outras.

O atendimento aos alunos objetiva propiciar uma prática de produção audiovisual, seja em fotografia e/ou vídeo, com a aplicação dos procedimentos e das técnicas próprias da linguagem audiovisual. Para tanto, oferecemos orientação e suporte técnico para que os próprios alunos realizem seus trabalhos.

Orientações aos usuários

As solicitações de serviços devem ser feitas por meio de fichas específicas para cada tipo de trabalho que estão disponíveis no FotoVideoFAU, Edifício Artigas, e no site da FAU. A Ficha de serviço deve ser encaminhada diretamente ao FotoVideoFAU por via do e-mail videofau@usp.br. Para esclarecimentos ligue para 3091-4524 ou envie um e-mail.

O atendimento dos serviços se dará pela ordem de entrada das solicitações, desde que satisfeitos os requisitos para cada tipo de serviço, conforme indicado nas respectivas fichas, e também respeitando a agenda dos trabalhos já em andamento no FotoVideoFAU. Os serviços do FotoVideoFAU podem ser solicitados por alunos, professores e funcionários da comunidade FAU USP.
Solicitamos o agendamento antecipado em 07 dias úteis, de qualquer dos serviços oferecidos, prazo este fundamental para a organização dos trabalhos da Seção.

As normas específicas para cada tipo de serviço constam nas fichas disponíveis no site, que o interessado deve preencher detalhadamente e encaminhar ao FotoVideoFAU.

As solicitações de serviços que ocorram em horário extraordinário, em fim de semana e feriados, estão sujeitas à disponibilidade de funcionário para seu atendimento.

Nos casos em que se faça necessário o aporte extraordinário de recursos para despesas de produção (tais como transporte, alimentação, serviços de locutor, artes e outros) que estejam além das possibilidades de atendimento da FAU, é de responsabilidade do interessado o seu provimento.

Serviços oferecidos à comunidade da FAU USP
  • Orientação técnica – não há necessidade de ficha de serviço, envie e-mail para videofau@usp.br
  • Empréstimo de equipamento – Ficha de serviço a ser preenchida pelo usuário. A seção dispõe de câmeras de foto/vídeo; tripés; gravador de áudio; e, microfones para empréstimo ao interessado
  • Uso do estúdio – Ficha de serviço a ser preenchida pelo usuário. Estúdio de gravação de vídeos e fotografia para uso da comunidade
  • Documentação fotográfica – Ficha de serviço a ser preenchida pelo usuário. O serviço de documentação fotográfica destina-se a pesquisas acadêmicas e/ou divulgação de pesquisas realizadas por professores e/ou alunos
  • Gravação de vídeo – Ficha de serviço a ser preenchida pelo usuário para produção de vídeo
  • Edição de vídeo – Ficha de serviço a ser preenchida pelo usuário para editar vídeo
  • Fotografia analógica – os alunos podem revelar filmes e ampliar fotografias exclusivamente em Preto e Branco.
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária

O FotoVideoFAU tem por vocação apoiar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária. Junto às diversas disciplinas em Arquitetura , Urbanismo e Design, o FotoVideoFAU oferece orientação técnica aos alunos na realização de trabalhos em fotografia, vídeo e outros formatos audiovisuais aplicados ao campo de estudo e disponibiliza recursos técnicos de captação de som, fotografia e vídeo e a edição de áudio e vídeo.

Laboratórios de Pesquisa e outros pesquisadores da FAU, podem contar com a equipe do FotoVideoFAU para a documentação em fotografia e/ou vídeo no desenvolvimento de suas atividades, seja para formar uma memória de trabalho ou para a divulgação das conclusões da pesquisa. Nesse contexto, procura-se envolver também alunos bolsistas e de pós-graduação.

Na área de Cultura e Extensão Universitária, a atuação do FotoVideoFAU busca atender a crescente demanda por conteúdos qualificados via internet. Tanto com a produção de um documentário sobre uma pesquisa, quanto com a transmissão de palestras e debates no canal FAU, no youtube. Desse modo, cumpre o papel de apoiar atividades de divulgação científica na FAU.