Seção Técnica de Informática

Dentre suas atribuições, destacam-se:

  • Zelar pelo cumprimento das normas de utilização e segurança estabelecidas pelos órgãos centrais de tecnologia da USP;
  • Auxiliar, junto ao Grupo de Trabalho em Informática (GTI), no estabelecimento de métodos, métricas e regras internas e externas a fim de permitir o correto exercício das atividades;
  • Gerenciar e manter todo o parque computacional;
  • Desenvolver memorial descritivo para a aquisição de bens de informática, acompanhar o pregão e validar o equipamento vencedor;
  • Manter equipamentos de hardware (microcomputadores, impressoras, notebooks, dentre outros), conforme requerimentos e especificações dos serviços a que se destinam;
  • Fornecer suporte aos usuários (professores e funcionários) quanto ao uso de funções básicas dos equipamentos, softwares básicos e aplicativos, no que tange à correta e plena utilização dos recursos de tecnologias da informação;
  • Diagnosticar, analisar e solucionar problemas de hardware e software;
  • Dar suporte ao uso de e-mail e a rede sem fio;
  • Entrevistar, selecionar e acompanhar as atividades dos monitores da sala pró-aluno;
  • Orientar, supervisionar e acompanhar o desempenho de atividades de estagiários;
  • Coordenar desenvolvimento e implementação de projetos de tecnologia.

Fazem parte desta seção:


Atendimento de chamados técnicos: Enviar um e-mail para fau-informatica@usp.br


 

Laborátorio de Computação Gráfica (LGC)

Softwares instalados:

  • Adobe Create Cloud
    • Creative Cloud Desktop Application(5.9.0)
    • XD(56.0.12)
    • Substance 3D Stager(1.3.2)
    • Substance 3D Sampler(3.4.1)
    • Substance 3D Painter(8.3.0)
    • Substance 3D Modeler(1.1.1)
    • Substance 3D Designer(12.3.1)
    • Premiere Rush(2.6)
    • Premiere Pro(23.1)
    • Prelude(22.6)
    • Photoshop(24.1.1)
    • Media Encoder(23.1)
    • Lightroom Classic(12.1)
    • InDesign(18.1)
    • InCopy(18.1)
    • Illustrator(27.2)
    • Dreamweaver(21.3)
    • Dimension(3.4.7)
    • Character Animator(23.1)
    • Bridge(13.0.2)
    • Audition(23.1)
    • Animate(23.0)
    • After Effects(23.1)
    • Acrobat(22.0)
    • Camera Raw(15.1.1)
  • 7Zip
  • Arduino IDE 2.0.3
  • Autodesk 3DS Max 2023
  • Autodesk AutoCAD 2023
  • Autodesk DWGTrueView 2023
  • Autodesk Fusion 360
  • Autodesk Revit 2023
  • Autodesk DesignReview
  • Bentley SynchroPro
  • Graphisoft Archicad 26
  • Google Chrome
  • DIALux Evo 11
  • Epic games Unreal Engine
  • Firefox
  • Fontlab Studio 5
  • GDvelop 5
  • GStreamer 1.0
  • IronPython 3.4.0
  • Processing 4.1.2
  • QGIS OSGeoW 3.22
  • QGIS OSGeoW 3.28
  • Rhinoceros 7.26
  • Sublime Text 3211

LCG1

  • Microsoft Windows 11 Professional e Microsoft Office 2021 Professional

LCG2

  • Microsoft Windows 10 Professional e Microsoft Office 2016 Professional
Pró-aluno

Softwares instalados:

  • Adobe Master Collection CS4
    • Adobe InDesign CS4
    • Adobe Photoshop CS4 Extended
    • Adobe Illustrator CS4
    • Adobe Acrobat 9 Pro
    • Adobe Flash CS4 Professional
    • Adobe Dreamweaver CS4
    • Adobe Fireworks CS4
    • Adobe Contribute CS4
    • Adobe After Effects CS4
    • Adobe Premiere Pro CS4
    • Adobe Soundbooth CS4
    • Adobe OnLocation™ CS4
    • Adobe Encore CS4
    • Adobe Bridge CS4 (offers direct access to Version Cue and Adobe Device Central)
    • Adobe Dynamic Link
    • Adobe Media Player
  • 7Zip
  • Arduino IDE 2.0.3
  • Autodesk 3DS Max 2023
  • Autodesk AutoCAD 2023
  • Autodesk DWGTrueView 2023
  • Autodesk Fusion 360
  • Autodesk Revit 2023
  • Autodesk DesignReview
  • Graphisoft Archicad 26
  • Google Chrome
  • DIALux Evo 11
  • Firefox
  • Fontlab Studio 5
  • GDvelop 5
  • GStreamer 1.0
  • IronPython 3.4.0
  • Processing 4.1.2
  • QGIS OSGeoW 3.22
  • QGIS OSGeoW 3.28
  • Rhinoceros 7.26
  • Sublime Text 3211

Com Microsoft Windows 10 Professional e Microsoft Office 2016 Professional

E-mail USP

1) Acessar o Portal ID USP em id.usp.br e clicar em Entrar
2) Informar o seu Número USP e a sua senha única e clicar em Entrar
3) No menu esquerdo clicar em Solicitar e-mail

Passo 1: Finalidade de uso escolha a opção:

  • E-mail institucional para uso individual (acesso com Senha Única)
  • Clique em Próximo passo

Passo 2: Escolha de e-mail USP

  • Login / Caixa Postal: preencher com o nome da conta que você deseja criar
  • Domínio: o padrão é @usp.br
  • Vínculo: é identificado baseado no seu vínculo com a universidade
  • clicar em Próximo passo

Passo 3: Confirmação de informações

  • Termos de uso da conta de e-mail USP para uso individual, após aceitar o termo de uso clicar em Próximo passo.

Passo 4: Confirmação de informações

  • Informações de conta de e-mail
  • Número USP – verificar se o seu número USP está correto
  • Novo email USP – verificar como será criada a sua conta de e-mail (caso não gostar, clicar em Voltar )
  • Confirme a Senha Única: digitar a sua senha única
  • clicar em Confirmar e criar a conta

Aguardar 30 minutos para a criação da sua caixa postal e liberação dos Apps do Gsuite USP.
O acesso a caixa postal é através do site email.usp.br.

O e-mail USP de uso pessoal é destinado aos:

  • Alunos de Graduação regularmente matriculados
  • Alunos de Pós-Graduação regularmente matriculados
  • Alunos de Cultura e Extensão regularmente matriculados em cursos com carga horária superior a 180 horas
  • Pós Doutorandos ou Pesquisadores Colaborados (Pós-Doc) com vínculo ativo
  • Docentes – com vínculo ativo ou aposentados
  • Funcionários – com vínculo ativo
  • Ex-Alunos – somente são considerados ex-alunos os que concluíram a Graduação e/ou Pós-Graduação (Mestrado / Doutorado)
E-mail USP - Institucional (Caixa Postal ou Grupo)

A solicitação de uma conta institucional do tipo Grupo ou Caixa Postal deve ser pelo site https://id.usp.br

O e-mail Institucional para uso Organizacional tem duas opções:

1) Caixa Postal

  • recomendado para os departamentos, projetos, laboratórios, secretarias, comissões, serviços, etc.
  • senha exclusiva para a conta (não utiliza a senha única)
  • permite delegação
  • o login de um e-mail institucional não pode conter nome de pessoas
  • o responsável pelo e-mail deve ser um Docente ou Funcionário com vínculo ativo
  • o cadastro/alteração da senha é efetuada pelo responsável da conta
  • acesso aos Apps (Drive, Youtube, Documentos, etc.)
  • calendário próprio

2) Grupo

  • acesso simultâneo de vários usuários
  • encaminhamento de mensagens para todos os membros
  • acesso através da senha única
  • permite envio de mensagens em nome do grupo
  • sem acesso aos serviços Gsuite (Drive, Hangout, Youtube, etc)

Atenção:
Como medida de segurança, a atividade de mensagens, o tamanho de grupos, os convites e as associações são limitadas.

Se você atingir um desses limites, sua atividade será restrita temporariamente. A restrição geralmente dura uma hora, mas pode durar até 24 horas.

O endereço escolhido para a conta ou grupo fica reservado até que o autorizador responsável autorize a criação.

Descarte de Lixo Eletrônico - CEDIR

Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática ( CEDIR )

Localização: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, n° 380. LASSU – Laboratório de Sustentabilidade – POLI / USP
Site: http://www.lassu.usp.br/
Telefone: 3091-8238 ou 3091-8237
E-mail: cedir@usp.br

Para bens patrimoniados preencher as informações pertinentes no MercúrioWeb ou entre em contato com o Serviço de Matérias no e-mail comprasfau@usp.br.

Expediente

Harley Macedo
Chefe de Seção Técnica
+55 (11) 3091-4565
infofau@usp.br

Equipe:
José Fernando N. dos Santos

Sala Pró-Aluno:
Messias Pereira dos Santos

Contato:
infofau@usp.br
+55 (11) 3091-4565
+55 (11) 3091-8710

Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.

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