FAU Aberta

A FAU Aberta é uma iniciativa da Comissão de Pesquisa da FAUUSP (CPq-FAUUSP) com o intuito de dar visibilidade à produção intelectual da faculdade, difundindo sua especificidade e diversidade através de dados extraídos do currículo Lattes de docentes e alunos.

Destinado à comunidade acadêmica em geral, a FAU Aberta resulta da cooperação entre a FAU e o Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), representado por um grupo de alunos da disciplina Laboratório de Programação Extrema (Extreme Programming Lab) (MAC0342), coordenada pelo Prof. Dr. Alfredo Goldman Vel Lejbman, para desenvolver uma base de dados automatizada que alimentará a plataforma web de acesso aberto. O projeto envolveu a participação de docentes de ambas às unidades, discentes de graduação, bibliotecários e a Superintendência da Tecnologia e Informação da USP (STI-USP). É compromisso das universidades públicas ampliar o acesso às suas pesquisas acadêmicas e aos seus resultados (produções bibliográficas, técnicas e artísticas), permitindo quantificá-los e qualificá-los em termos de impacto social, impacto econômico, inovação tecnológica e desdobramentos em políticas públicas e de sustentabilidade.

Esta segunda etapa do projeto, desenvolvida em 2020 e implementada em 2021, aprimora a primeira versão piloto desenvolvida em 2019. Atualmente, esse projeto em andamento, disponibiliza apenas a produção intelectual dos docentes da FAUUSP cadastrada até novembro de 2020, quando os dados foram coletados. Para a próxima etapa de desenvolvimento e automatização do sistema, seguiremos contando com o apoio do IME-USP, do STI-USP, STI-FAU e da Diretoria da FAUUSP.

Acesse o FAU Aberta

Expediente

Coordenação: Beatriz Bueno, Artur Rozestraten, Leandro Velloso, Amarílis Corrêa, Harley Macedo e Deidson Rafael

Etapa I, 2019 | desenvolvimento: César Fernandes, Leonardo Aguilar, Larissa Sala, Mateus dos Anjos, Matheus Cunha, Nathalia Borin, Pedro Santos, Victor Batistella

Etapa II, 2020 | desenvolvimento: Kaique Komata, Jean Pereira, Luciana Marques, Priscila Lima | design: Luís Felipe Abbud