Histórico e Edifícios

Conheça mais sobre a história da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e seus espaços.
Edifício Vilanova Artigas

Foto: Ana Carolina Coelho

A FAUUSP foi criada em 1948 a partir do antigo curso de engenheiro-arquiteto da Escola Politécnica. As reformas curriculares de 1962 e 1968 consolidaram a formação única do Arquiteto e Urbanista e introduziram formalmente sequências de disciplinas de comunicação visual, de desenho industrial e de paisagismo na grade curricular.

Entre 1966 e 1977 ampliam-se as vagas para alunos de graduação, consolidam-se os laboratórios didáticos, cria-se o Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI), enfatizando a ideia de formação ampla do arquiteto e urbanista.

A Faculdade desloca-se do seu endereço original na Rua Maranhão e, em 1968, passa também a ocupar o novo edifício na cidade universitária, projetado por Vilanova Artigas.

A pesquisa sobre a história e produção da arquitetura e do urbano, com todas as suas complexidades e desdobramentos, marca a criação e consolidação do programa de pós-graduação. Este mesmo processo dá início a formação do excepcional acervo de arquitetos, urbanistas e designers que a FAU abriga desde a doação inicial das obras de Carlos Milan.

Ao longo dos anos 1980/1990 foram firmados os primeiros convênios internacionais. Os espaços dos edifícios foram reorganizados garantindo maior presença das atividades de pesquisa. Foi construído um novo edifício para abrigar os laboratórios didáticos.

Em 2003 foi criado o curso de Design que iniciou suas atividades em 2006. A Pós-Graduação em Design foi formalizada em 2016. Neste mesmo período foi firmado o primeiro convênio de dupla titulação internacional, com o Politécnico de Milão, e também um programa de residência de Planejamento e Gestão Urbana.

O estabelecimento das cotas étnico-raciais-sociais para o ingresso nas duas graduações da FAU foi aprovada em 2017, assim como a suspensão das provas de habilidades específicas no concurso vestibular. Este processo também resultou na implementação de variadas ações relacionadas à permanência estudantil.

Ao longo dos seus mais de 70 anos a FAUUSP afirma de forma dinâmica seu compromisso público e sua responsabilidade social na formação de profissionais altamente qualificados, comprometidos com a constituição de uma sociedade democrática.

Edifício Vila Penteado (FAU Maranhão)

A Vila Penteado, um dos últimos edifícios remanescentes do estilo art nouveau na cidade de São Paulo, foi projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman (1866-1940) e construída em 1902 para abrigar duas importantes famílias paulistas, a do Conde Antônio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior. São duas casas em uma só. Doada à USP em 1949, a luxuosa construção de dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, passa a abrigar a Faculdade de Arquitetura Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) até 1968, quando de sua transferência para o campus da cidade universitária.

A Vila Penteado, após recentes adequações de seu espaço, abrigará atividades de ensino de pós-graduação e optativas de graduação, pesquisa, cultura e extensão, além de consulta e pesquisa de material não circulante de nossa Biblioteca.

Edifício Vilanova Artigas

O edifício foi projetado como sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no novo campus da Cidade Universitária. O projeto foi concebido pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, em consonância com a implementação de alterações pedagógicas da reforma universitária do início da década de 1960 e dos princípios de essencialidade e rusticidade característicos da arquitetura brutalista. Construído entre 1961 e 1969, o prédio é uma das referências mais importantes da arquitetura moderna brasileira. Sua fluidez espacial e a grande praça interna o conformam ao mesmo tempo como edifício e lugar público

O Edifício Vilanova Artigas abriga a maioria das atividades didáticas e administrativas da FAUUSP e conta, ainda, com um Edifício Anexo, que abriga nossos serviços de gráfica, modelos e ensaios, além de um laboratório de fotografia.

Canteiro Experimental Antonio Domingos Battaglia

O Canteiro Experimental está implantado em uma área com 3.000 metros quadrados, dos quais 380 são cobertos por uma lona tensionada, onde estão abrigados equipamentos como: betoneiras, mesas vibradoras e tampos de trabalho. Dispõe de baias para estoque de material a granel e tanques de cura para peças especiais. Existem ainda: uma bancada especial provida de pontos com energia elétrica para conexão de ferramentas manuais e uma bancada com cubas e pontos de água para trabalhos diversos.

Um dos objetivos do espaço é colaborar na formação do arquiteto ao promover um elo entre a idealização e a prática construtiva.

Atelier de Escultura Caetano Fraccaroli

O Atelier abriga esculturas, modelos e ferramentas que constituem a memória do trabalho artístico do falecido professor da FAUUSP e escultor Caetano Fraccaroli (1911-1987).

São desenvolvidas no local atividades de pesquisa, extensão universitária, encontros acadêmicos, grupos de estudo, aulas do curso de graduação e pós-graduação, assim como as atividades do LABPARC (Laboratório Paisagem, Arte e Cultura). RELAB (Laboratório de Representações da FAUUSP) e RITe (Grupo de Pesquisa CNPq ‘Representações: Imaginário e Tecnologia’).

LEIA MAIS