Breve histórico

As origens do LAME encontram-se na Vila Penteado, no início do curso de Arquitetura e Urbanismo, na Oficina de Maquetes, abrigada no Porão da FAUMaranhão, que esteve sob a responsabilidade de José Zanine Caldas (1919-2001), arquiteto autodidata, profundo conhecedor de madeiras e marcenaria, designer de móveis, além de maquetista excepcional.

Desde então a confecção de modelos tridimensionais e de objetos na FAUUSP configurou-se como atividade criativa, experimental, aberta a investigações extracurriculares de iniciativa e interesse dos alunos. Tal liberdade de experimentação ampliou-se no momento em que esta primeira Oficina transferiu-se para o edifício da Cidade Universitária – no canto envidraçado onde hoje está o CESAD –, e passou a ser denominada como Laboratório de Modelos e Ensaios, sob a coordenação de Caetano Fracaroli(1911-1987).

Além de modelos de edifícios e ambientes urbanos, o LAME sempre ofereceu espaço e suporte técnico para ensaios e experimentos vários, como o design de móveis e automóveis, por exemplo. Com a conclusão das obras do edifício Anexo em 1997, o Laboratório foi transferido para o espaço que hoje ocupa, ao lado do edifício Vilanova Artigas.

Reconhecendo sua trajetória de liberdade de experimentação crítica e inventiva, a FAUUSP e seu Laboratório de Modelos e Ensaios se mantêm em um processo de transformação contínua, entendendo que o campo de atividade da Arquitetura, do Urbanismo e do Design se conforma para além da excelência técnica.

(Perspectiva histórica constituída a partir de relato do Prof. Dr. Julio Roberto Katinsky)