Cursos

PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE EM ASSESSORIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FAUUSP

janeiro a maio de 2019
inscrições novembro 2018

O programa de prática profissionalizante em Assessoria e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social é uma extensão universitária no âmbito da Formação Profissional. Foi aprovado nos órgãos colegiados da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. É voltado à formação de 25 arquitetos e urbanistas formados nos últimos cinco anos (de janeiro de 2014 até agosto de 2018) para atuarem no campo da assessoria e da assistência técnica em habitação de interesse social, nos termos da lei federal 11.888/2008.

Nessa edição, a iniciar-se em janeiro de 2019, o programa vai trabalhar numa ZEIS no distrito do Grajaú, Zona Sul de São Paulo, e contará com o apoio do Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação.

Serão 4 módulos/disciplinas, ministradas por professores da FAUUSP, com apoio de especialistas – mestrandos e doutorandos, assessores técnicos com experiência prática, profissionais de áreas afins – tratando de temas ligados à habitação popular, políticas públicas e à assessoria técnica. Os trabalhos práticos de projeto, planos e estudos de viabilidade e acompanhamento de obra deverão ser desenvolvidos na área, com a participação direta dos moradores e de suas organizações, com possibilidades de intervenção em melhorias habitacionais em moradias já construídas, de casas novas para substituírem casas precárias de madeira, equipamentos comunitários, infraestrutura urbana e espaços públicos.
As inscrições vão até 30 de novembro de 2018 e o processo seletivo será realizado em dezembro. A seleção avaliará experiência (acadêmica e/ou prática) e uma carta de intenções.

A programação se desenvolverá de janeiro a maio de 2019, num total de 206 horas, com aulas teóricas às sextas-feiras e atividades práticas na área aos sábados e domingos, incluindo nesses períodos momentos para auto-organização dos grupos e produção dos estudos e projetos.

Para informações mais completas e inscrições, favor consultar:

https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=160600001&cod_edicao=18003&numseqofeedi=1&id_periodo=&id_modalidade=