Denise Dantas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986), especialização em Industrial Design pela Scuola Politecnica di Design di Milano (1990). Concluiu o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e o Doutorado na mesma instituição (2005), sempre com pesquisas no campo do Design de produtos. Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva na Universidade de São Paulo, atuando no curso de Design e na pós-graduação, na área de concentração Design e Arquitetura. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em design de produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: design centrado no usuário, design de produto, design de embalagem, design gráfico, metodologia do projeto em design. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 5682-7547
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7636937300587505
Currículo Resumido

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986), especialização em Industrial Design pela Scuola Politecnica di Design di Milano (1990). Concluiu o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e o Doutorado na mesma instituição (2005), sempre com pesquisas no campo do Design de produtos. Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva na Universidade de São Paulo, atuando no curso de Design e na pós-graduação, na área de concentração Design e Arquitetura. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em design de produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: design centrado no usuário, design de produto, design de embalagem, design gráfico, metodologia do projeto em design. (Texto informado pelo autor).

Principais Projetos
  • Pesquisa em materiais e inovação para aplicação nas indústrias criativas nos campos do design e da arquitetura: a experiência do Poli.Milano analisada sob a ótica da realidade brasileira.
     Descrição: Este projeto é um desdobramento da parceria internacional que se firmou em 2013 com a Prof. Barbara Del Curto, do Politecnico di Milano, para a estruturação do acervo de materiais para o design e arquitetura, Materialize (www. materialize.fau.usp.br). Seguindo o modelo proposto pela Comissão europeia, na mesa redonda Materials research and innovation in the creative industries (2012), o principal objetivo é identificar prioridades para as indústrias criativas nos campos do design e arquitetura no Brasil, no que diz respeito à pesquisa e divulgação de novos materiais que tenham real potencial para garantir seu desenvolvimento de modo inovador. Busca também compreender o melhor meio de divulgação de informações sobre novos materiais que possam alcançar esses empreendedores, de modo que sejam efetivamente aplicados no desenvolvimento de novos produtos. Tem como objetivos específicos buscar alternativas para aplicar processos de difusão de informação, seleção de materiais e ampliação de bases de dados online ?Materialize?, de acesso livre e gratuito, para complementar os processos já utilizados pelas indústrias criativas no país. Além disso, aproveitando-se das especificidades culturais do país, pretende mapear e identificar ?modos de fazer? de objetos e ambientes construídos característicos e reconhecíveis como sinais da identidade e da cultura nacional, de modo a permitir transferência ou aplicação de aspectos formais ou produtos em novos materiais. O projeto terá a duração de dois anos e prevê quatro visitas da pesquisadora visitante ao país com espaço de seis meses entre cada visita. Nestas quatro visitas estão previstos dois workshops para vinte pessoas e um simpósio de Materiais para o Design?, que será feito no encerramento da pesquisa. Os resultados desta pesquisa serão divulgados em formato de livro, permitindo assim, maior divulgação do modelo apresentado.
Departamentos
Disciplinas da Graduação
Disciplinas da Pós-Graduação