Eduardo Alberto Cuscé Nobre

Graduado (1989) e Doutor (2000) em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP ? Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Mestre em Desenho Urbano (Master of Arts in Urban Design) pela Oxford Brookes University, Inglaterra (1994) (bolsista do British Council). Professor Doutor 2 da FAUUSP; alocado no Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Projeto do curso de graduação e credenciado na Área de Concentração de Planejamento Urbano e Regional do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Coordenador e pesquisador do NAPPLAC – Núcleo de Apoio e Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído; pesquisador associado do LabHab – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos, ambos sediados na FAUUSP, onde desenvolve a pesquisa ?Política e Planejamento Urbano na Cidade de São Paulo?. Consultor na área de Planejamento Urbano e Regional, prestando assessoria na elaboração de planos, projetos e políticas públicas urbanas. Assessor Científico “ad hoc” da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na Área de Planejamento Urbano e Regional desde 2007. Foi membro da diretoria do IAB-SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo 2010-2012, onde coordenou o Grupo Técnico de Urbanismo. Atualmente faz parte da gestão 2013-2015 da Diretoria da ANPUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, políticas públicas urbanas, legislação urbanística, processo de produção da cidade e desenho urbano. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4545
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1304424697105730
Site
http://www.fau.usp.br/docentes/depprojeto/e_nobre/index.html
Currículo Resumido

Graduado (1989) e Doutor (2000) em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Mestre em Desenho Urbano (Master of Arts in Urban Design) pela Oxford Brookes University, Inglaterra (1994) (bolsista do British Council). Professor Doutor 2 da FAUUSP; alocado no Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Projeto do curso de graduação e credenciado na Área de Concentração de Planejamento Urbano e Regional do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Coordenador e pesquisador do NAPPLAC - Núcleo de Apoio e Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído; pesquisador associado do LabHab - Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos, ambos sediados na FAUUSP, onde desenvolve a pesquisa "Entre o discurso e a prática: Política e Planejamento Urbano na Cidade de São Paulo". Consultor na área de Planejamento Urbano e Regional, prestando assessoria na elaboração de planos, projetos e políticas públicas urbanas. Assessor Científico ad hoc da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na Área de Planejamento Urbano e Regional desde 2007. Foi membro da diretoria do IAB-SP - Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo 2010-2012, onde coordenou o Grupo Técnico de Urbanismo, e da Diretoria da ANPUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional 2013-2015, onde organizou o VII Seminário de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais. Atualmente é representante suplente do Segmento Universidades no CMPU - Conselho Municiipal de Política Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, políticas públicas urbanas, legislação urbanística, processo de produção da cidade e desenho urbano.

Principais Projetos
  • "Instrumentos para o desenvolvimento urbano em São Paulo: avaliação e inovação". O objetivo do projeto é analisar e avaliar a proposição e o uso na cidade de São Paulo de instrumentos urbanísticos, jurídicos e tributários dedicados ao desenvolvimento e à reestruturação urbana, quanto aos seus potenciais e factibilidade de financiamento do desenvolvimento, acesso à terra e requalificação urbanística, visando o aperfeiçoamento e a inovação dos instrumentos. Bolsista do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em convênio com a SMDU - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Departamentos
Disciplinas da Pós-Graduação