Eugênio Fernandes Queiroga

Possui graduação (1986), mestrado (1994), doutorado (2002) e livre-docência (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor Associado da FAU USP, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU USP. Presidente da Comissão de Pesquisa da FAU USP (desde maio de 2014). Vice-coordenador do Lab QUAPÁ da FAU USP e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Quadro do Paisagismo no Brasil. Integrante da Coordenação da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL. Vice-coordenador do Projeto Temático de Pesquisa Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação – QUAPÁ-SEL II, apoios FAPESP e CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Membro dos conselhos editoriais das revistas: Óculum Ensaios (PUC-Campinas), PARC (UNICAMP) e Paisagem e Ambiente (USP). Membro do Conselho Editorial da Editora Sulina. Assessor ad hoc do CNPq e da FAPESP. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de espaços livres públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, sistemas de espaços livres, urbanização contemporânea, espaços públicos e esfera pública. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4544
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4511567781446582
Currículo Resumido

Possui graduação (1986), mestrado (1994), doutorado (2002) e livre-docência (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor Associado da FAUUSP, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. Presidente da Comissão de Pesquisa da FAU USP. Vice-coordenador do Lab QUAPÁ da FAUUSP e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Quadro do Paisagismo no Brasil. Integrante da Coordenação da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL. Vice-coordenador do Projeto Temático de Pesquisa "Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação - QUAPÁ-SEL II", apoios FAPESP e CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Membro dos conselhos editoriais das revistas: Óculum Ensaios (PUC-Campinas), PARC (UNICAMP) e Paisagem e Ambiente (USP). Membro do Conselho Editorial da Editora Sulina. Assessor ad hoc do CNPq e da FAPESP. Possui experiência nas áreas de Paisagismo e de Urbanismo, com ênfase em projetos de espaços livres públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagismo, sistemas de espaços livres, urbanização contemporânea, espaços públicos e esfera pública.

Principais Projetos
  • Projeto Temático "Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana brasileira contemporânea: produção e apropriação". Pesquisa coordenada pelo Lab QUAPÁ realizada pela Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL, constituída por mais de vinte núcleos de pesquisa sediados em universidades de todas as macrorregiões do país. 2012-2017
  • Projeto Temático "Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea". Pesquisa coordenada pelo Lab QUAPÁ realizada pela Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL, constituída por mais de vinte núcleos de pesquisa sediados em universidades de todas as macrorregiões do país. 2006-2011.
  • Consultoria para a revisão de lei de uso e ocupação do solo de Campinas. 2014-2015.
Departamentos
Disciplinas da Graduação
Disciplinas da Pós-Graduação