José Tavares Correia de Lira

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999), é Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com a tese “Mocambo e cidade: regionalismo na arquitetura e ordenação do espaço habitado” (1997); e Livre Docente pela mesma instituição com a tese “Fraturas da Vanguarda em Gregori Warchavchik” (2008). Foi professor de história e teoria da arquitetura e do urbanismo modernos no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos entre 1998 e 2003. Desde então ensina na FAU-USP, onde atua como professor em regime de Dedicação Integral junto aos cursos de graduação e pós-graduação, e no Laboratório de Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Em 2009, com o auxílio da CAPES, realizou pesquisa de Pós-doutorado sobre arquitetos estrangeiros, junto à Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade Columbia. Desenvolve atualmente, junto à Ecole Nationale Superieure d’Architecture de Paris-Malaquais, ciom o apoio da Fapesp, uma nova pesquisa de pos-doutorado sobre os elos entre a obra de Flavio de Carvalho, o surrealismo francês e os desenvolvimentos contemporaneos na antropologia e na psicanalise. Dirigiu, entre 2010 e 2014, o Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), atuando em distintos projetos e programas de Cultura e Extensão Universitárias, nas áreas de cultura, patrimônio cultural, memória, acervos e museus universitários. Foi pesquisador bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq entre 1999 e 2014, e suas pesquisas se concentram nas áreas de história, historiografia e crítica de arquitetura e urbanismo, com ênfase nas relações entre discurso disciplinar e prática profissional, condições da produção especializada e campo cultural e do pensamento social no Brasil. É consultor ad-hoc do CNPq e da e FAPESP, foi editor da Revista CPC e membro dos conselhos editoriais das revistas Espaço e Debates, Risco, Parc, Cadernos da Metrópole e Revista de Cultura e Extensão da USP. Atualmente integra o Conselho editorial da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. É autor de “Warchavchik: Fraturas da vanguarda” (Cosac & Naify, 2011), organizador da quarta edição do livro “Caminhos da Arquitetura”, de Vilanova Artigas (Cosac & Naify, 2004, com Rosa Artigas), assim como das coletâneas “Tempo, Cidade e Arquitetura”, “Cidade: impasses e perspectivas” (ambos pela FAUUSP/ Annablume, 2007, ambos com Maria Lucia Gitahy), “São Paulo, os estrangeiros e a Construção das Cidades” (Estação Liberdade, 2011, com Ana Lanna, Maria Ruth Sampaio e Fernanda Peixoto), “História e Cultura Estudantil: as revistas na USP” (Edusp, 2012), “Memória, Trabalho e Arquitetura” (Edusp/CPC, 2013, com João Marcos de Almeida Lopes) e “Patrimônio construido da USP: preservação, gestão e memoria” (Edusp/CPC, 2015). Atua regularmente nas associações, congressos, seminários e encontros acadêmicos da área de arquitetura e urbanismo no Brasil, participando de bancas, mesas redondas, comissões julgadoras, e publicando em diversos periódicos especializados, do Brasil e do exterior. (Texto informado pelo autor)

Disciplinas da Graduação
Disciplinas da Pós-Graduação