Lara Leite Barbosa de Senne

Professora doutora do grupo de disciplinas de desenho industrial (GDDI) do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteta e Urbanista formada pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) em 1999. Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela EESC-USP em 2003. Doutora em Arquitetura e Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É autora do livro “Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade”, publicado pela Edusp e Fapesp em 2012, o qual recebeu o 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira em 2009. Esse mesmo livro recebeu o 3º lugar do Prêmio Jabuti 2013 na Categoria Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é a coordenadora do grupo NOAH- Núcleo Habitat sem Fronteiras, onde desenvolve e orienta pesquisas sobre Design para situações emergenciais na FAU-USP. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4535
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1493530342983257
Currículo Resumido

Professora doutora do grupo de disciplinas de desenho industrial (GDDI) do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteta e Urbanista formada pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) em 1999. Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela EESC-USP em 2003. Doutora em Arquitetura e Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É autora do livro "Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade", publicado pela Edusp e Fapesp em 2012, o qual recebeu o 1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira em 2009. Esse mesmo livro recebeu o 3º lugar do Prêmio Jabuti 2013 na Categoria Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é a coordenadora do grupo NOAH- Núcleo Habitat sem Fronteiras, onde desenvolve e orienta pesquisas sobre Design para situações emergenciais na FAU-USP.

Principais Projetos
  • Projeto APIS – Banheiro Emergencial Após Inundações. O Projeto APIS, que tem o nome da abelha em virtude do caráter colaborativo de sua metodologia, vem sendo conduzido por pesquisadores com a participação da comunidade, da prefeitura local, de membros da defesa civil, de organizações não governamentais e de empresas. A proposta prevê um banheiro modular com divisão para portadores de necessidades especiais e outras duas áreas separadas por sexo com vestiários, chuveiros, bacias sanitárias e pias. O banheiro está inserido em um container adaptado para ser transportado aos locais afetados por desastres. A prototipagem está sendo feita no ano de 2015, para que em seguida possa ser testado o funcionamento do banheiro com as pessoas afetadas por recorrentes inundações. O local escolhido para testes futuros é o Vale do Ribeira, em municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) dos Estados de São Paulo e Paraná, onde todos os anos ocorrem inundações e as pessoas ficam abrigadas em edifícios públicos como escolas e ginásios sem banheiros suficientes. Propõe a inclusão de produção de componentes construtivos com materiais locais do Vale do Ribeira.
Departamentos