Maria Cecília França Lourenço

Professora e museóloga, graduou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1969), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (1981) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1990). A tese de Livre Docência (1999) versou sobre museus brasileiros e a recepção da arte moderna e o tema da titularidade se voltou para a musealização da arte oitocentista (2002). Atualmente realiza Programa de Professor Sênior/ titular da USP. Dirigiu a Pinacoteca do Estado, o Centro de Preservação Cultural, as Ruínas Engenho dos Erasmos, Laboratório de Modelos tridimensionais e o Departamento de História, os quatro últimos juntos a USP. Orienta nos variados níveis, organizou e editou séries sobre ?Museu/ Patrimônio? em todos estes, em consonância à Linha de Pesquisa e Laboratório certificado FAU/ USP CNPq,? Museu/ Patrimônio?, ativo desde 1991. Neste foram orientados e concluídos 30 projetos de graduação, 12 de mestrado, sendo um em co-orientação, 9 de doutorado, além de outros em andamento. Tem experiência na área de Artes, Museus e Curadoria, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando em: arte e história desde o Século XIX à atualidade, curadoria de artista, museu de arte e política pública. (Texto informado pelo autor)

E-mail:

 

Telefone
+55 (11) 3091-4537
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2501389883551082
Currículo Resumido

Docente titular, ministra as disciplinas "Museu Abordagem Histórica" e "Arte para Cidade", na Pós. Atua no Projeto Sênior FAU/ USP. Mestrado sobre "Almeida Júnior" (Século XIX); Doutorado: "Operários da Modernidade" e Livre Docência "Museus Acolhem Moderno, todos constituem livros. Criou Série Cadernos CPC, tendo editado os quatro primeiros da série, além de atualizar o "Guia dos Museus Brasileiros"/ CPC. Orienta em todos os níveis, de TFG a Doutorado tendo orientado inúmeros entre estes.

Principais Projetos
  • Dirigiu Pinacoteca do Estado, Laboratório Modelos Tridimensionais/ FAU/ USP e Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/ USP. Institucionalizou e coordenou os atuais Centro de Preservação Cultural (CPC/USP) e Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos/ USP. Criou junto com colegas de História da Arte da FAU /USP o Laboratório de Curadorias (2014) e coordena o Grupo Museu/ Patrimônio, desde 1991, certificado CNPq e FAU/ USP.
Departamentos
Disciplinas da Pós-Graduação