Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto (AUH)

08.11.2017
Chapa eleita para Chefia do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto – AUH da FAUUSP, com mandato de 10.11.2017 a 09.11.2019:

Chefe: BEATRIZ MUGAYAR KÜHL
Vice-Chefe: MARIO HENRIQUE SIMÃO D’AGOSTINHO

A articulação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, em 1962, deu-se pela aglutinação administrativa e programação conjunta das antigas disciplinas de arquitetura analítica, teoria da arquitetura, economia política-estatística-administração, arquitetura no Brasil e história da arte-estética. Essa iniciativa pioneira deve ser entendida como momento de inflexão de processos culturais desencadeados no seio da Escola desde a fundação, em 1948. Tratava-se da superação, no que respeita à política de ensino, dos limites cognitivos e práticos inerentes à concepção de arquitetura e do trabalho profissional mantida nas escolas Politécnica e de Belas Artes, origem de quase todos os primeiros docentes da FAUUSP. No que diz respeito às disciplinas, atrás arroladas, as maiores deficiências sentidas eram o anacronismo temático, as tendências reducionistas próprias a uma visão puramente pragmática do ensino e, de modo decisivo, a metodologia formalista-segmentar no exame histórico da arquitetura ou meramente descritivo-ilustrativo do trato da história em geral. 

Com a fundação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto – AUH deu-se o início de um processo de ampla renovação, desde seus fundamentos, dos processos de ensino e pesquisa. Presidiu essa renovação a consciência da necessidade de formação de seus quadros e com esse desígnio foram organizados os primeiros cursos de pós-graduação. Desde então houve empenho do departamento na estruturação da carreira universitária e, atualmente(2016), o departamento conta com 27 (vinte e sete) professores, assim discriminados: 04 (quatro) titulares, 08 (oito) associados e 15 (quinze) doutores.

Os docentes do AUH estão distribuídos em cinco Grupos de Disciplinas (GD), a saber: 

– Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo
– História da Arquitetura
– História da Arte
– História da Técnica 
– Urbanização e Urbanismo