Departamento de Projeto (AUP)

O Departamento de Projeto – AUP foi fundado em 1962, sendo originado a partir da sequência de disciplinas de Composição, a partir de reunião dos colegiados João Baptista Vilanova Artigas, Roberto Cerqueira César, Abelardo Riedy de Souza e Hélio de Queiroz Duarte..
Tem como objetivo central atuar com os demais departamentos da FAUUSP na formação de arquitetos, urbanistas e designers nos cursos de graduação, e de professores e pesquisadores na pós-graduação. 
Propõe-se, neste sentido, desenvolver a capacidade de compreender, interpretar criticamente e reelaborar os espaços, objetos e artefatos visuais que dão suporte ao processo social do país, de modo a fazer avançar não apenas a tecnologia, mas também os modos socioeconômicos de organização, na direção da universalização da qualidade de vida para todos seus habitantes. . 

No âmbito da graduação, o centro das atividades é voltado para a prática do projeto, tanto na escala do planejamento urbano e regional, como da arquitetura do edifício, da paisagem e do ambiente, do objeto e da programação visual, tendo a atividade de desenvolvimento de trabalhos práticos – assim como a reflexão a eles associada – utilizando para tal os studios e salas de aula, assim como imersões no campo, nos territórios objeto de intervenção/reflexão. 

Na pós-graduação, desenvolvem-se estudos e pesquisas visando a compreensão das práticas projetuais assim como dos processos sociais, econômicos políticos e tecnológicos a ela atinentes.

Estrutura

O AUP estrutura-se em cinco grupos de disciplinas, que congregam professores e/ou pesquisadores que desenvolvem atividades dentro de suas áreas de interesse, e são por sua vez diretamente subordinados ao Conselho do Departamento de Projeto e à sua chefia.

São eles: 

Grupo de Disciplinas de Projeto de Edificações, abrangendo a área de projeto de edificação/arquitetura 

Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional, abrangendo as seguintes áreas: planejamento regional, planejamento urbano, desenho urbano e planejamento setorial. 

Grupo de Disciplinas de Programação Visual, abrangendo as seguintes áreas: planejamento visual urbano , planejamento gráfico, percepção ambiental, comunicação visual e, ambiental, imagem e representação. 

Grupo de Disciplinas de Desenho Industrial, abrangendo as seguintes áreas: projeto do produto, design do produto industrial relacionado aos sistemas de objetos, desenho industrial relacionado à edificação, sistemas de objetos, design ambiental, cultura material e industrialismo. 

Grupo de Disciplinas de Paisagem e Ambiente, abrangendo as áreas de planejamento paisagístico e ambiental e arquitetura paisagística, planejamento paisagístico/ambiental e arquitetura da paisagem.